Cidades

Rafael Jonnier apresenta exposição “Pescando Sonhos”

4 minutos de leitura
Rafael Jonnier apresenta exposição “Pescando Sonhos”
Artista Plastico Rafael Jonnier apresenta vernissage

Tendo como proposta transformar a galeria em seu universo, com algo inovador e provocante para o público, o artista plástico, Rafael Jonnier, apresenta sua exposição individual: Pescando Sonhos, na Casa do Parque nos dias 1º a 30 de março. As 20 obras da nova fase refletem um pouco da sua infância e cotidiano baseados em experiências, pesquisas, referências e práticas de rua, com toques particulares.

Como seria o universo particular de um artista? Partindo desta interrogação que permeia sua mente, Rafael retrata em suas telas a atmosfera lúdica sob a ótica romântica de querer um mundo mais colorido. “Por mais que seja um nome clichê, sonhos, é o que resume a minha vida. Desde criança fui uma pessoa muito sonhadora e sempre correndo atrás, sempre na prática. Hoje eu me sinto muito preparado para assumir essa exposição e ela vai acontecer no momento certo da minha carreira”, declara Jonnier.

Pescando Sonhos sintetiza todos os anos de estudos e prática pintando viadutos, paredes, telas, objetos, colocando intervenções, colagens, texturas e efeitos na exposição dando liberdade para as pessoas conhecerem o seu íntimo. “Quero compartilhar com o público minhas lembranças de infância, meus momentos marcantes de mudanças e minhas conexões íntimas e espirituais, por meio de 20 telas inéditas”, afirma o artista.

Ainda muito jovem, seu talento já despontava. Sua primeira obra de arte foi aos 8 anos, quando pintou e colocou adereços na bicicleta de sua avó. Aos 12, trabalhou como pintor de faixas, letreiros e cartazes. E aos 18 se aventurou como decorador de festas. Mesmo conquistando sua liberdade financeira de forma precoce, ainda não estava realizado. “Me vi numa zona de conforto e me afastando da minha real paixão que era pintar. Foi o que me fez vir para Cuiabá arriscar, buscar referências e descobrir minha identidade como artista” confessou.

Depois de 2 anos já instalado na capital, conheceu Elini Jaudy, e juntos fizeram o evento “Cadeiras na Calçada”, na rua 24 de outubro, onde Rafael pendurava suas gravuras em um varal como parte da decoração, despertado o interesse de quem passava pelo local e consequentemente adquirindo suas pinturas.

Trazendo uma produção diferente daquelas que as pessoas estão acostumadas a ver em suas obras, a exposição também reflete uma mudança no estilo do jovem, que começou sua carreira pintando Pop Art. Além da forte referência Pop Art e surrealista, a história familiar é uma das influências que Jonnier faz questão de retratar em sua arte, prova disso é o personagem ‘Pescador de Sonhos’, ilustrado em muros no Centro Histórico.

A inspiração veio de um sonho e o nome, em razão de seus avós serem pescadores. E o bigode do personagem é uma alusão a Salvador Dalí. Tudo isso será demonstrado na exibição, com obras que homenageiam a avó que costurava, a fase em que pensou em desistir de tudo e as várias etapas que passou para chegar onde está hoje.

Buscando levar positividade e fazendo com que o público se envolva com a arte, Rafael, convida as pessoas a mergulharem na nova proposta. “Eu quero ter uma interatividade com o público, atraindo novas pessoas que vão começar a olhar a arte de outra forma”, finaliza.

A exposição conta com apoio cultural do museo Sic Bartão e do site O Livre, que está realizando o sorteio de uma tela do artista na página do Facebook. Maiores informações pelo telefone: (65) 99998-3161.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes