Destaques

Quase 80% dos servidores de MT não esperou os 60 para se aposentar

Levantamento do MT Prev aponta que a idade média para parar de trabalhar é entre os 45 e 55 anos

2 minutos de leitura
Quase 80% dos servidores de MT não esperou os 60 para se aposentar
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Aposentar-se antes dos 60 anos de idade, entre os servidores públicos de Mato Grosso, é regra e não exceção.

De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pelo MT Prev, apenas 22% do total de servidores aposentados pelo Estado esperou chegar a essa faixa etária para parar de trabalhar.

Atualmente, o Governo de Mato Grosso paga aposentadorias para cerca de 28,7 mil pessoas.

Os dados do MT Prev revelam que 7,2% desse total de servidores deixaram seus postos de trabalho antes dos 45 anos de idade. Outros 14,7% tinham entre 45 e 50 anos quando se aposentaram.

A faixa etária em que acontecem mais aposentadorias no serviço público estadual é entre os 50 e 55 anos. Cerca de 33,3% dos servidores inativos de Mato Grosso pararam de trabalhar nessa época de suas vidas. Eles somam 9.580 pessoas.

Em média, o governo do Estado continua pagando esses profissionais pelo serviço prestado por mais 28 anos. E a previsão do MT Prev é que, dentro de três anos, o número de servidores aposentados supere a quantidade daqueles que continuam atuando.

Essa quantidade de pessoas é um dos argumentos que sustenta o projeto de lei que prevê uma reforma da Previdência estadual.

A principal mudança prevista na proposta é na alíquota de contribuição por parte dos trabalhadores. Hoje, o percentual descontado nos salários é de 11%. Se o texto for aprovado como está, vai subir para 14%.

Um percentual que o governador Mauro Mendes (DEM) defende: foi adotado em todos os outros Estados do país que já aprovaram suas reformas e consta nos projetos dos que ainda estão debatendo assunto.

Em Mato Grosso, a proposta de reforma da Previdência já foi encaminhada à Assembleia Legislativa e, conforme previsão do presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho (DEM), deve ser votada ainda neste mês.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes