Privatização do Parque Nacional de Chapada deve seguir apesar de queimadas

Mais de dois mil hectares foram queimados no parque de Chapada dos Guimarães

(Foto: Reprodução/ICMBio)

Mais de dois mil hectares do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, foram atingidos pelos incêndios que acometem o Estado há, pelo menos, um mês. Ainda assim, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) segue com o plano de privatizar a unidade de preservação.

A proposta tem sido levantada desde governos anteriores, como estratégia econômica. Em 2018, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) listou as unidades prioritárias em todo o país. A ideia é que até 2020 elas sejam concedidas à iniciativa privada.

Quando assumiu a pasta, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deu andamento nos projetos de concessão. A estimativa do governo é que ao menos 20 parques sejam privatizados até o próximo ano.

Em Chapada, o parque nacional existe há 30 anos. Ele não é a maior nem a menor área de conservação do governo federal. No entanto, com seus 32.630 hectares, recebeu mais de 179 mil visitantes em 2018. Foi o oitavo mais visitado do país, por isso – a visibilidade -, é uma das prioridades para a privatização.

Mauro Mendes e Ricardo Salles sobrevoaram regiões em Sinop, Sorriso e Chapada, em visita recente do ministro a MT (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Ao LIVRE, o governador Mauro Mendes (DEM) informou que a queimada na região “não foi muito expressiva”. Lembrou que sobrevoou a região com o ministro Ricardo Salles e comprovou que as queimadas aconteciam próximo ao perímetro urbano.

“Ainda é muito cedo especular ou imaginar que isso possa ter uma relação objetiva com o plano do governo federal”, ponderou Mendes.

Desde o dia 26 de agosto o LIVRE buscou contato com o Ministério do Meio Ambiente e ICMBio para saber a respeito das tratativas da concessão. A reportagem perguntou se o plano está mantido e qual seria o prazo para a privatização. Contudo, não obteve retorno.

Leia também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMichael B. Jordan pode ser o Raio Negro em filme da DC, diz site
Próximo artigoVídeo | Cadela finge ter pata quebrada para conseguir comida e chamar a atenção