Cidades

Prefeitura de Cuiabá amplia rede para tentar frear casos graves de covid-19

Atendimento passa a ser realizado de acordo com os sintomas dos pacientes nas redes de atenção básica e secundária

2 minutos de leitura
Prefeitura de Cuiabá amplia rede para tentar frear casos graves de covid-19
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O atendimento a pacientes suspeitos da covid-19 terá distribuição por classificação de sintomas em Cuiabá. A ampliação do tratamento foi anunciada nessa terça-feira (9), em decorrência da alta de casos nas últimas semanas e como estratégia para evitar pacientes em situação grave.

Conforme a Secretaria de Saúde de Cuiabá, a secção está classificada por quadro leves, moderados e graves. As pessoas do primeiro grupo poderão procurar os Postos Saúde da Família (PSF), na atenção básica, para receber orientação de cuidados e medicamento (kit covid). A Secretaria de Saúde classifica como sintomas leves febre, tosse e cansaço. 

“É preciso enfatizar isso para não cruzarmos pacientes confirmados com pacientes suspeitos, senão a pandemia não será controlada. As pessoas com sintomas leves devem procurar os postos de atenção básica. Lá, elas vão ter orientação”, disse o secretário-adjunto de atenção secundária, Felipe Costa. 

Quem tiver sintomas moderados deve procurar diretamente Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e policlínicas, postos da atenção secundária. Os sintomas comuns nesta fase são diarreia, dor de cabeça, perda de paladar e/ou olfato. 

Conforme o adjunto Felipe Costa, o quadro da infecção será analisado por médicos da atenção secundária, de onde sairá a orientação para internação, já para casos graves, nos hospitais de referência, se for o caso. 

LEIA TAMBÉM

O quadro grave tem os sintomas mais característicos da covid-19, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), como dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento. 

Conforme a Secretaria de Saúde de Cuiabá, 21 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizam testes para a identificação rápida do contágio. Os modelos usados vão de teste rápido ao RT-PCR, a depender a avaliação médica do quadro.

Na terça-feira, a prefeitura anunciou a reclassificação das UPAs Pascoal Ramos e Verdão e Policlínica do Verdão para atendimento exclusivo a pacientes da covid-19.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes