Prefeitura de Cuiabá amplia rede para tentar frear casos graves de covid-19

Atendimento passa a ser realizado de acordo com os sintomas dos pacientes nas redes de atenção básica e secundária

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O atendimento a pacientes suspeitos da covid-19 terá distribuição por classificação de sintomas em Cuiabá. A ampliação do tratamento foi anunciada nessa terça-feira (9), em decorrência da alta de casos nas últimas semanas e como estratégia para evitar pacientes em situação grave.

Conforme a Secretaria de Saúde de Cuiabá, a secção está classificada por quadro leves, moderados e graves. As pessoas do primeiro grupo poderão procurar os Postos Saúde da Família (PSF), na atenção básica, para receber orientação de cuidados e medicamento (kit covid). A Secretaria de Saúde classifica como sintomas leves febre, tosse e cansaço. 

“É preciso enfatizar isso para não cruzarmos pacientes confirmados com pacientes suspeitos, senão a pandemia não será controlada. As pessoas com sintomas leves devem procurar os postos de atenção básica. Lá, elas vão ter orientação”, disse o secretário-adjunto de atenção secundária, Felipe Costa. 

Quem tiver sintomas moderados deve procurar diretamente Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e policlínicas, postos da atenção secundária. Os sintomas comuns nesta fase são diarreia, dor de cabeça, perda de paladar e/ou olfato. 

Conforme o adjunto Felipe Costa, o quadro da infecção será analisado por médicos da atenção secundária, de onde sairá a orientação para internação, já para casos graves, nos hospitais de referência, se for o caso. 

LEIA TAMBÉM

O quadro grave tem os sintomas mais característicos da covid-19, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), como dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito e perda de fala ou movimento. 

Conforme a Secretaria de Saúde de Cuiabá, 21 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizam testes para a identificação rápida do contágio. Os modelos usados vão de teste rápido ao RT-PCR, a depender a avaliação médica do quadro.

Na terça-feira, a prefeitura anunciou a reclassificação das UPAs Pascoal Ramos e Verdão e Policlínica do Verdão para atendimento exclusivo a pacientes da covid-19.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmpresa tem fazenda invadida, desapropriada e agora luta para não precisar pagar impostos
Próximo artigoFuncionário de prefeitura mata amante da esposa após descobrir traição