Prefeito “fecha” São Benedito para covid e Cuiabá terá só um hospital para não infectados

Com a medida, Capital terá mais 20 leitos de UTI e 59 de enfermaria para pacientes do novo coronavírus

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou há poucos minutos, nesta terça-feira (9), que vai transformar o Hospital São Benedito em mais uma unidade de saúde 100% dedicada a atender pacientes da covid-19.

Com a medida, a Capital vai ganhar mais 20 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para infectados. E, ainda assim, não deve ser suficiente. Conforme a própria prefeitura, hoje, 31 pessoas estão à espera de uma vaga: 27 são do interior e quatro cuiabanos.

“Estamos adotando essa medida nesse momento pior da pandemia para salvar vidas”, disse Pinheiro.

A mudança deve ocorrer na sexta-feira (12). E quando acontecer, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – ou novo pronto-socorro, como é conhecido – será o único a receber pacientes vítimas de outras enfermidades. A unidade tem 60 leitos de UTI.

Novos leitos de enfermaria

Emanuel Pinheiro também anunciou a abertura de mais 59 leitos de enfermaria para atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

Na segunda-feira (8), o prefeito já havia antecipado que o objetivo é prestar atendimento médico àqueles pacientes que ainda não estão num estágio grave da doença, justamente, para evitar que cheguem a necessitar de tratamento intensivo.

LEIA TAMBÉM

Destes 59 novos leitos de enfermaria, 40 serão abertos no próprio Hospital São Benedito. Os outros 19 ficarão no Hospital Referência para a Covid-19, o antigo pronto-socorro.

Emanuel Pinheiro disse também que já iniciou as tratativas para implantação de um hospital militar em Cuiabá. A unidade deve ter, pelo menos, mais 40 leitos de enfermaria.

Ao contrário das 59 novas vagas – que serão abertas na sexta-feira -, estas não têm, no entanto, previsão quando começarão a operar. Segundo o prefeito, as negociações para montagem e contratação de pessoal estão só no início.

Atualmente a Capital conta 135 leitos de UTI exclusivos para a covid-19. Com a abertura dos novos, serão 155. De enfermaria, hoje, Cuiabá tem 146 leitos. Na sexta-feira serão 205.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Tem muita coisa ainda para rolar”, diz Mourão sobre possível candidatura de Lula
Próximo artigoNós, os esteios