Cidades

Prefeito “fecha” São Benedito para covid e Cuiabá terá só um hospital para não infectados

Com a medida, Capital terá mais 20 leitos de UTI e 59 de enfermaria para pacientes do novo coronavírus

2 minutos de leitura
Prefeito “fecha” São Benedito para covid e Cuiabá terá só um hospital para não infectados

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou há poucos minutos, nesta terça-feira (9), que vai transformar o Hospital São Benedito em mais uma unidade de saúde 100% dedicada a atender pacientes da covid-19.

Com a medida, a Capital vai ganhar mais 20 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para infectados. E, ainda assim, não deve ser suficiente. Conforme a própria prefeitura, hoje, 31 pessoas estão à espera de uma vaga: 27 são do interior e quatro cuiabanos.

“Estamos adotando essa medida nesse momento pior da pandemia para salvar vidas”, disse Pinheiro.

A mudança deve ocorrer na sexta-feira (12). E quando acontecer, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – ou novo pronto-socorro, como é conhecido – será o único a receber pacientes vítimas de outras enfermidades. A unidade tem 60 leitos de UTI.

Novos leitos de enfermaria

Emanuel Pinheiro também anunciou a abertura de mais 59 leitos de enfermaria para atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

Na segunda-feira (8), o prefeito já havia antecipado que o objetivo é prestar atendimento médico àqueles pacientes que ainda não estão num estágio grave da doença, justamente, para evitar que cheguem a necessitar de tratamento intensivo.

LEIA TAMBÉM

Destes 59 novos leitos de enfermaria, 40 serão abertos no próprio Hospital São Benedito. Os outros 19 ficarão no Hospital Referência para a Covid-19, o antigo pronto-socorro.

Emanuel Pinheiro disse também que já iniciou as tratativas para implantação de um hospital militar em Cuiabá. A unidade deve ter, pelo menos, mais 40 leitos de enfermaria.

Ao contrário das 59 novas vagas – que serão abertas na sexta-feira -, estas não têm, no entanto, previsão quando começarão a operar. Segundo o prefeito, as negociações para montagem e contratação de pessoal estão só no início.

Atualmente a Capital conta 135 leitos de UTI exclusivos para a covid-19. Com a abertura dos novos, serão 155. De enfermaria, hoje, Cuiabá tem 146 leitos. Na sexta-feira serão 205.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes