Carregando...
Justiça

Prefeito solicitou à Procuradoria abrir processo de cancelamento do contrato com a CS Mobi

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini disse que pediu à Procuradoria Geral do Município para abrir um processo de cancelamento do contrato com a empresa CS Mobi. A interrupção poderá ocorrer com apenas 10% do tempo original decorridos.

O cancelamento do contrato vem sendo cogitado desde o início do mandato de Abilio, em janeiro. Ontem (23) ele indicou que avançará nessa hipótese por ser uma alternativa menos cara para a prefeitura do que os 30 anos de compromisso.

A declaração ocorre após a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) autorizar a retenção da parte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), um pacote de impostos federais que cada município tem direito a algum percentual, para pagar a contrapartida financeira prevista no contrato da empresa.

“Eu estou interessado em romper com a CS Mobi. Eu prefiro assumir uma dívida de R$ 130 e poucos milhões do que ficar com uma dívida de 30 anos que sairá muito mais cara do que isso. Já pedi para a Procuradoria abrir um procedimento para acabar com o contrato”, disse.

Segundo Abilio, a 3ª Câmara de Direito Público reconheceu que a empresa tem o direito de receber o dinheiro fundo por causa da dívida que prefeitura não pagou na gestão de Emanuel Pinheiro.

Mas não foi analisada a legalidade do ato administrativo que, autorizado pelo então prefeito, “vinculou” o FPM à garantia contratual. Abilio diz que o ato é ilegal porque deveria ter sido aprovado pela Câmara dos Vereadores, e Emanuel Pinheiro teria ignorado a exigência.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Mato Grosso atinge 13 mil atendimentos contra tuberculose em presídios do Estado

Parceria entre Sejus e SES utiliza unidades móveis e exames de alta tecnologia para garantir diagnóstico precoce em ambientes coletivos
Geral

Governo de MT aperta o cerco e define prazo final para conclusão de primeiro ramal do BRT

Após reunião com o governador, empresas se comprometem a finalizar pavimentação e sinalização de trecho estratégico até 30 de junho
Política

Gilberto Cattani sai em defesa de produtores rurais e cobra soluções para problemas envolvendo o CAR

Deputado afirmou que produtores não podem continuar sendo penalizados por falhas do sistema
A PropósitoEleições 2026

Reforço de peso na campanha de Pivetta…

Governador amplia grupo de comunicação com nomes premiados da publicidade e do audiovisual