Especial

Piloto de Kart cuiabano é destaque da categoria de base na temporada 2018

3 minutos de leitura
Piloto de Kart cuiabano é destaque da categoria de base na temporada 2018
Guilherme Favarete / Arquivo pessoal

A primeira volta de kart de Guilherme Favarete, ainda aos 7 anos, foi despretensiosa. Naquele momento, ninguém imaginava que ele poderia crescer no esporte e até ser convidado para um evento da Fórmula 1 ainda tão novo.

“Nós levamos ele em uma pista indoor, aqui de Cuiabá, só por brincadeira mesmo e as pessoas que estão sempre por ali, com mais experiência, envolvidas no esporte, observando ele, disseram que nós deveríamos investir porque ele tinha futuro” conta Patrícia Favarete, mãe de Guilherme.

Em seu aniversario de 8 anos, Guilherme ganhou um kart do pai e começou a querer se profissionalizar. Contudo, em Cuiabá a estrutura para o kart é muito precária. Há um kartódromo em Várzea Grande, no bairro Canelas, mas a estrutura é ruim para treino e quando o garoto ia para os campeonatos, não atingia o mesmo nível dos outros pilotos brasileiros que treinam em estruturas melhores.

“Então nós começamos a trazer ele pra São Paulo todo mês pra competir. Uma semana para treino e outra para competição.” explica, a mãe.

Ainda assim, Guilherme acaba treinando Cuiabá de vez em quando, em época de campeonato regional. Nessa ocasião, ele treina apenas em um sábado ou domingo, já que o regional é uma competição menor. Segundo Patrícia, geralmente tem no máximo seis pilotos por competição aqui, sendo preciso ainda misturar as categorias Mirim (até 8 anos) e Cadete ( de 8 a 12 anos), para formar um grid.

Durante essa jornada de treino e competição Guilherme tem ido mais pra São Paulo, mas esse ano o Brasileiro de Kart vai passar por outras cidades do país, como Cascavel, então Guilherme deve ir tanto para treino quanto para competir em cada uma das localidades previstas no calendário de competição.

A Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) convidou Guilherme e outros campeões da temporada 2018 para uma cerimônia de premiação na tribuna de honra do Autódromo de Interlagos. A cerimônia foi na última quinta-feira (21), e Guilherme recebeu o troféu de campão na categoria Cadete Hook pelos campeonatos paulistas em que disputou na última temporada.

“Foi super emocionante porque tinham pilotos de várias categorias de kart, de automobilismo, caminhão, etc. É gratificante ver a participação dele nessa premiação porque foi um reconhecimento pelo resultado que ele conquistou o ano todo. É a dedicação de uma criança que teve que abdicar de muita coisa, festinhas de amigos, e até mesmo da escola, porque nós temos que depois ficar no fim de semana repondo matéria que ele perde” explica.

Fórmula 1 Future Stars

O Fórmula 1 Future Stars, é uma iniciativa criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que dá a chance aos futuros pilotos das categorias base de interagir com os pilotos de Fórmula 1, além de permanecer ao lado deles durante a execução do Hino Nacional antes das competições. Em novembro do ano passado, os organizadores da F1 no Brasil chamaram os destaques de 2018, os Future Stars, para serem os Grid Boys do Grande Prêmio Heineken do Brasil 2018. Guilherme ficou entre os escolhidos, que ganharam macacão e sapatilha fornecidos pela FIA e a chance de ficar lado a lado com a elite do automobilismo.

“No futuro, onde ele sonha em chegar, é na fórmula 1.” revela Patrícia.

Guilherme Favarete / Arquivo pessoal
Troféu de campeão da XI Copa São Paulo Light Kart / Arquivo pessoal

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes