Mato Grosso

PF deflagra nova fase da Ararath e busca documentos no TCE

Policiais chegaram no início da manhã ao tribunal e um dos alvos da operação é o conselheiro afastado José Carlos Novelli

1 minuto de leitura
PF deflagra nova fase da Ararath e busca documentos no TCE
Em 2017, a primeira etapa dessa investigação foi deflagrada, também com buscas no TCE (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Policiais federais fazem busca, nesta quarta-feira (17), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Eles procuram documentos ligados ao conselheiro afastado José Carlos Novelli. A ação é mais uma parte da Operação Ararath.  

A assessoria de imprensa do TCE confirmou a ação, mas não detalhou o caso, que está em segredo de Justiça. Não se sabe, por exemplo, em quais setores os policiais estariam fazendo as buscas. Elas podem estar ocorrendo em gabinetes de mais de um dos conselheiros que estão fora do cargo. 

Novelli e outros quatro conselheiros estão afastados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu que a permanência deles na função poderia comprometer a investigação sobre suposta cobrança de propina durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).  

LEIA TAMBÉM

Algo em torno de R$ 53 milhões, segundo depoimento do ex-governador em delação premiada, teria sido cobrado para que processos de interesse de sua gestão fossem aprovados no TCE.  

O afastamento dos conselheiros foi determinado pelo ministro Luiz Fux em 2017.  

Novelli foi apontado por Silval como a pessoa que teria recebido notas promissórias dos supostos pagamentos. 

Hoje, a investigação está sendo realizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por remissão de caso, também determinado pelo ministro Fux, em 2018.

A PF faz buscas no Tribunal de Contas com a autorização da Corte Superior.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes