14 de abril de 2026 13:07
Crônicas Policiais

Peritos concluem curso sobre perícias em explosivos em parceria com o Bope

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

Peritos criminais da capital e do interior do Estado concluíram a capacitação em perícias em explosivos, realizada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), nesta sexta-feira (31/10).

O curso teve a participação de 27 peritos oficiais criminais lotados na capital e do interior do Estados, quatro Policiais Militares e um Bombeiro Militar.

Com carga horária total de 100 horas e duração de onze dias, a capacitação teve por objetivo qualificar a atuação dos profissionais em casos que envolvem o uso de explosivos, a fim de produzirem laudos técnicos fundamentados cientificamente e que auxiliem a persecução penal na investigação e julgamentos desses ilícitos.

O secretário de Estado de Segurança Pública, cel. César Roveri, participou do encerramento do curso demonstrando a importância da capacitação continuada para o enfrentamento da criminalidade. “Esta capacitação traz uma qualidade muito grande para o Estado de Mato Grosso, e a Politec inovou com a realização desse curso, pois nós trouxemos representantes de todas as regionais da Politec do Estado, e isso demonstra a preocupação do Governo com a qualidade técnica, capacitação e melhoria na qualidade dos trabalhos realizados pelas nossas forças de segurança”.

No caso de uso de explosivos ilegais nas mais diversas situações faz-se necessária a perícia do local a fim de instruir a investigação e toda a persecução penal, bem como a perícia para caracterização e identificação do material utilizado.

A perita oficial criminal de Juína, Denise Cunha, destaca a importância do treinamento para segurança dos profissionais que atuam com vestígio de tamanho risco à integridade física dos profissionais e dos cidadãos envolvidos em ocorrências desta natureza.

“Nós recebemos instruções desde como receber estes materiais explosivos que são comumente enviados para a perícia, como em regionais que têm região de garimpo. E aqui no curso a gente adquiriu conhecimento tanto de segurança, como na cena também de um crime contendo um explosivo, mesmo sem detonação, os cuidados para desmantelamento desse artefato, também pós-explosão. Também aprendemos sobre a coleta de vestígios que possam conter nesse local, como impressões de DNA do autor, fragmentos de impressões digitais, entre os vestígios que de fato são muito importante para as investigações”.

O curso teve a instrução do técnico explosivista formado pelo BOPE do Distrito Federal e perito criminal da Polícia Científica de Alagoas Gerard de Oliveira Deokaran, incluindo treinamento internacional na área, ocorrido em Las Vegas, além de ser co-autor do livro Locais de Crimes com Explosivos.

O instrutor abordou metodologias baseadas em protocolos internacionais que visam o trabalho integrado entre as forças de segurança pública e a preservação da cadeia de custódia.

“Este curso tem por objetivo preparar os peritos para pronta resposta nestes casos. Com laudos eficientes, robustos, e preservação de evidência que indicam a autoria, e tipificação do crime. Por meio dos explosivos que foram utilizados, eles conseguem rastrear e criar até dados para a inteligência que são necessários para a investigação”.

Com Assessoria 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

A Propósito

Max e Abilio trocam farpas…

Clima esquenta entre prefeito e presidente da ALMT em meio à pré-campanha
Geral

Do Cerrado à tela: Sedec-MT capacita guias para transformar Mato Grosso em vitrine nas redes sociais

niciativa qualifica profissionais para produção de fotos e vídeos de alta qualidade; objetivo é abastecer o banco de imagens do estado e atrair visitantes pelo Instagram e TikTok
Crônicas Policiais

Operação Mil Faces mira grupo que usava IA para fraudes e invasões de contas

Criminosos criavam deepfakes para burlar biometria e acessar linhas telefônicas e serviços financeiros
Geral

Força Tática prende suspeito com arma e drogas em Tangará da Serra

Homem teria ligação com facção e planejava possível ataque contra rivais