Cidades

Operação Trype: garimpeiro foi morto ao disparar tiros contra o Bope

2 minutos de leitura
Operação Trype: garimpeiro foi morto ao disparar tiros contra o Bope
(Foto: Sesp-MT)

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) confirmou que um garimpeiro morreu durante a Operação Trype, deflagrada nesta segunda-feira (7) em conjunto com a Polícia Federal.

Segundo a Sesp, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) reagiu a disparos de espingarda e atingiu o homem com dois tiros na região do tórax.

O garimpo ilegal está localizado na Serra de Santo Expedito, a 13 km de Aripuanã (distante 1.200 km de Cuiabá).

LEIA TAMBÉM

Conforme informações da secretaria, os policiais do Bope foram os primeiros e entrar na área do garimpo, atendendo a uma ordem judicial que determina intervenção na área.

Eles orientavam os garimpeiros a deixarem o local e se dirigirem para uma área onde estava sendo feita uma varredura. Neste momento, em um dos barracos, um garimpeiro ainda não identificado disparou tiros contra os policiais do Bope.

Um dos policiais revidou a agressão e acertou dois tiros no homem. Conforme a Sesp, ele chegou a ser foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Santo Antônio, contudo, já havia falecido.

(Foto: Sesp-MT)

No barraco dele foram encontradas duas espingardas cartucheiras, uma de cano longo e outra de cano curto, de calibre não identificado.

Além disso, havia invólucros de pólvora, chumbo, pote com espoleta, cartuchos intactos e outros deflagrados, além de dois invólucros de quantidade não especificada de substância semelhante a ouro.

Operação Trype

O garimpo ilegal esta em funcionamento desde outubro de 2018 e atualmente estima-se uma população flutuante de até 1,5 mil pessoas.

Segundo a Sesp, no local há pessoas armadas e isso tem contribuído para homicídios. Há também a prática de outros crimes como ambientais, contra o patrimônio e tráfico ilícito de drogas.

A Operação Trype conta com equipes da Polícia Federal, Sistema Penitenciário, Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Grupo de Operações Especiais (GOE), Politec, Polícia Militar, Força Tática, Rotam e de fiscais do Ibama e da Sema.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes