Obras de esgoto no Consil entram na fase final

Após concluída a instalação dos coletores, clientes deverão se conectar às novas redes; material será tratado na ETE Dom Aquino

Região adensada e de grande movimento, o Consil passa a integrar, a partir deste mês, o Sistema Dom Aquino de Esgotamento Sanitário. Com ampla cobertura à localidade, os serviços de coleta e tratamento de esgoto estarão disponíveis à população já a partir de junho de 2021. As obras, realizadas pela Águas Cuiabá – empresa do Grupo Iguá, fazem parte do programa de expansão do saneamento básico da capital mato-grossense. Até 2024, o município contará com 91% de cobertura esgoto.

A implantação das redes é feita todos os dias da semana, das 7h às 20h. No total, 65 profissionais atuam nas obras do Consil. O serviço é executado por empreiteiras terceirizadas, sob a supervisão de gestores da concessionária. A estimativa é que as intervenções na região, incluindo o prazo de recomposição asfáltica, estarão concluídas até a primeira quinzena de maio.

O bairro Consil passará a contar com 9.650 metros de redes de esgoto, atendendo a 9.680 mil pessoas. O material coletado será transportado até a Estação Elevatória da Prainha, sendo conduzido, em seguida, à Estação de Tratamento Dom Aquino. Com a cobertura de saneamento à região, meia tonelada de carga poluidora será tratada por dia, deixando de gerar contaminação ambiental. “Na prática, isso significa mais saúde para as pessoas e conservação dos recursos naturais, sobretudo as reservas de água, essenciais à vida”, observa o diretor geral, William Figueiredo.

Concluídas as instalações, chegará o momento de realizar a conexão das edificações à rede coletora. As orientações sobre como proceder serão levadas aos clientes residenciais e comerciais após as obras. Profissionais da concessionária entregarão material explicativo, além de tirar dúvidas e informar os canais de atendimento da Águas Cuiabá. “As adequações internas são uma atribuição do responsável pelo imóvel. Mas é algo sim, que consiste basicamente em instalar uma tubulação ligando a caixa de gordura e demais pontos de esgoto da residência ao Terminal de Inspeção e Limpeza deixado na calçada pela concessionária. Nosso time permanecerá à disposição da comunidade para garantir clareza quanto aos procedimentos necessários”, explica Figueiredo.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVídeo | Avião cai em garimpo na divisa de MT com o Pará
Próximo artigoCatálogo digital com curadoria facilita escolha de presentes para este Dia das Mães