Carregando...
BrasilCidadesComportamentoDestaquesSeleção dos Editores

Novo normal? Ensino a distância se confirma como tendência na educação superior

Foto de André Souza
André Souza

Aparentemente, o Ensino a Distância (EaD) é o “novo normal”. A tendência de crescimento da modalidade na educação superior brasileira foi apontada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o órgão, em 2019, 63,2% das 16 milhões das vagas ofertadas foram nessa modalidade. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2019.

O levantamento mostra ainda que, em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos de EaD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial, na rede privada.

Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos de EaD. Em contraponto, 49,3% (1.514.302) dos estudantes escolheram ingressar na educação superior de modo presencial.

Quando se trata do acesso dos alunos à graduação ao longo da última década, uma nova configuração da educação superior brasileira se mostra ainda mais evidente. O levantamento aponta que, entre 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos a distância aumentou 378,9%.

LEIA TAMBÉM

Em 2009, o número de ingressantes em cursos de EaD correspondiam a 16,1% do total de calouros. Dez anos depois, esse público representou 43,8% do total de estudantes que inicia a educação superior.

Para o vice-presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (Podemos-PR), os jovens preferem o ensino a distância pela facilidade para conciliar estudo e trabalho. A pandemia de covid-19, segundo ele, deve ampliar essa tendência nos próximos anos.

Os dados coletados pelo Ministério da Educação devem ser usados “para subsidiar a análise e a implementação de novas estratégias para o setor”.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Em menos de 3 horas, câmeras inteligentes “caçam” e ajudam a prender dois foragidos na Grande Cuiabá

Sistema OCR flagrou veículos entre Cuiabá e Várzea Grande. Entre os presos está um homem com mandado por violência doméstica
Crônicas Policiais

Defaz prende mulher investigada por esquema de “laranja” que causou prejuízo de R$ 900 mil aos cofres de MT

Suspeita também era foragida da Justiça desde 2019, com condenação por tráfico de drogas. Prisão ocorreu nesta quarta-feira (1º) no bairro Novo Milênio
Crônicas Policiais

Abordagem da Cavalaria termina na prisão de homem procurado por estupro em Rondonópolis

Militares realizavam patrulhamento ostensivo quando localizaram o foragido. Indivíduo já era conhecido das autoridades por furto e corrupção de menores
Política

Câmara Municipal de Várzea Grande entra em recesso sem votar recursos R$ 77,5 milhões para setores como saúde e educação

Pedido de urgência feito pelo líder da prefeita foi negado pela Presidência da Casa sob a justificativa de que os projetos ainda tramitam nas comissões, adiando investimentos em áreas essenciais