Novas doses: Cuiabá reabre postos de vacinação no sábado

Fechamento dificultou a vida de quem precisa da vacina e o anúncio de que faltam doses fez o movimento cair no polo ainda aberto

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Adenise seria vacinada contra a covid-19 no Sesc Balneário, que fica bem perto da casa dela. Isso se houvesse vacinas disponíveis no local. No lugar disso, na tarde de quarta-feira (23), a reportado do LIVRE a encontrou na unidade do Senai, único polo de vacinação em funcionamento em Cuiabá.

Sozinha e com o filho recém-nascido no colo, ela aguardava pelo motorista de aplicativo que a levaria de volta para casa. As viagens de ida e volta (30 km no total) custaram R$ 40.

“É um dinheiro que faz falta, mas como a vacina saiu agora, não dá para perder”, ela disse.

Desde a quarta-feira (23), apenas um polo de vacinação contra a covid-19 está aberto em Cuiabá. O fechamento temporário dos mais foi uma decisão da Prefeitura, que diz ter recebido uma remessa de vacinas insuficiente para manter cinco estruturas em funcionamento.

LEIA TAMBÉM

Apenas o Senai, que fica na Avenida XV de Novembro, no Porto, esta com as portas abertas.

A informação foi divulgada, mas teve gente que não viu. Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Assembleia Legislativa, segundo os vigilantes, algumas pessoas ainda procuraram atendimento.

Além destes locais, também está fechado o polo de vacinação no Sesi Papa. Tudo está desligado e inoperante.

Procura baixa

Com a escassez de vacinas, apenas lactantes e moradores que esperam a segunda dose da Coronavac ou da Astrazeneca estão sendo vacinados. Isso quer dizer que, independentemente do local onde resida, o cuiabano é direcionado ao Senai.

E quem pansa que isso gerou filas, se enganou. O efeito foi exatamente oposto.

Também lactante, a jovem Karina, de 25 anos, foi se vacinar no Senai. O agendamento estava marcado para 10h, mas foi antecipado para 9h25, já que o movimento está reduzido pela falta de doses.

Com a mãe, Karina saiu de casa às 8h20 e chegou no polo de aplicação, às 9h15. Foram de ônibus.

“Olha é um perigo vir de ônibus, sim. Tem a demora, a exposição ao vírus, mas a vacina compensa. Todos devem fazer cumprir o papel de cidadão e se vacinar”, ela pondera.

Volta quando?

A Prefeitura de Cuiabá informou nesta sexta-feira (25) a chegada de uma nova remessa de doses de vacina contra a covid-19. Com isso, a reabertura dos demais polos de vacinação deve ocorrer neste sábado (26).

Segundo a Secretaria Municiapal de Saúde, quem estava agendado para receber a primeira dose deve comparecer ao polo para o qual o agendamento foi feito. O endereço pode ser verificado no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br.

Já quem está com a segunda dose da Coronavac atrasada, as lactantes e os professores do ensino básico podem continuar indo até o Senai Porto ainda nesta sexta-feira. A partir de sábado, este público também deve ser redirecionado para os demais postos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDeu ruim: ladrão defeca nas calças ao ser preso por roubar moto
Próximo artigoCassação mantida