Nova Nazaré: reserva indígena de MT quase é extinta pelo fogo

Reserva tem mais de 219 mil hectares e também foi alvo de desmatamento ilegal

(Foto: Reprodução/Montagem O Livre)

A reserva indígena Nova Nazaré, localizada a 800 km de Cuiabá, quase foi extinta por um incêndio. O território de mais de 219 mil hectares abriga cerca de 1,5 mil indígenas.

Imagens do local foram divulgadas por reportagem do Jornal Hoje e mais tarde, a informação foi confirmada pela assessoria da Polícia Federal em Mato Grosso.

Segundo a assessoria, na terça-feira (27), a PF e o Ibama deflagraram a Operação Siriema, no leste do Estado. A ação visa identificar os responsáveis por desmatamento, exploração do Cerrado e queimadas na Terra Indígena Areões.

Imagens divulgadas pelo Ibama mostram a área atingida pelo fogo, em Nova Nazaré. A vegetação ainda apresentava focos de incêndio. Diversas toras de madeira também foram encontradas. No entanto, nenhum responsável foi identificado.

Conforme a PF, é possível que informações sobre a operação tenham sido vazadas. O delegado federal Rafael Valadares de Oliveira, chefe da Delegacia da PF em Barra do Garças e responsável pelas diligências, conta que ao chegarem ao local não encontraram ninguém.

“A PF e o Ibama encontraram no local acampamentos de possíveis caçadores. Os abrigos foram destruídos pelos policiais e servidores do Ibama. Indígenas da região foram entrevistados, porém, nenhum deles tinha conhecimento sobre a extração de madeiras e/ou desmatamentos”, diz trecho de nota encaminhada à imprensa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDeputado quer que caçada a jacaré seja liberada no Pantanal
Próximo artigoImigrantes representam 75% do comércio de rua em Cuiabá