Cidades

Nova Nazaré: reserva indígena de MT quase é extinta pelo fogo

1 minuto de leitura
Nova Nazaré: reserva indígena de MT quase é extinta pelo fogo
(Foto: Reprodução/Montagem O Livre)

A reserva indígena Nova Nazaré, localizada a 800 km de Cuiabá, quase foi extinta por um incêndio. O território de mais de 219 mil hectares abriga cerca de 1,5 mil indígenas.

Imagens do local foram divulgadas por reportagem do Jornal Hoje e mais tarde, a informação foi confirmada pela assessoria da Polícia Federal em Mato Grosso.

Segundo a assessoria, na terça-feira (27), a PF e o Ibama deflagraram a Operação Siriema, no leste do Estado. A ação visa identificar os responsáveis por desmatamento, exploração do Cerrado e queimadas na Terra Indígena Areões.

Imagens divulgadas pelo Ibama mostram a área atingida pelo fogo, em Nova Nazaré. A vegetação ainda apresentava focos de incêndio. Diversas toras de madeira também foram encontradas. No entanto, nenhum responsável foi identificado.

Conforme a PF, é possível que informações sobre a operação tenham sido vazadas. O delegado federal Rafael Valadares de Oliveira, chefe da Delegacia da PF em Barra do Garças e responsável pelas diligências, conta que ao chegarem ao local não encontraram ninguém.

“A PF e o Ibama encontraram no local acampamentos de possíveis caçadores. Os abrigos foram destruídos pelos policiais e servidores do Ibama. Indígenas da região foram entrevistados, porém, nenhum deles tinha conhecimento sobre a extração de madeiras e/ou desmatamentos”, diz trecho de nota encaminhada à imprensa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes