Carregando...
Geral

Nova lei em Cuiabá vai multar corte irregular de árvores de acordo com o tamanho do tronco

Além da punição financeira, infrator será obrigado a replantar até dez mudas por cada árvore destruída. Texto já está com os vereadores
Foto de Thomas Eliton
Thomas Eliton

A Prefeitura de Cuiabá encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei Complementar que cria um novo regime de penalidades para infrações contra a arborização pública. A proposta estabelece critérios objetivos para a aplicação de multas, amplia a responsabilização por danos às árvores e institui regras específicas para concessionárias e permissionárias de serviços públicos que realizam intervenções na vegetação urbana. O envio ocorreu na segunda-feira (3).

O projeto atualiza a legislação municipal ao graduar as penalidades conforme a gravidade da infração e o porte da árvore atingida. Pela proposta, o valor das multas passa a considerar a Circunferência à Altura do Peito (CAP) do indivíduo arbóreo, além de prever agravantes para espécies protegidas, raras, ameaçadas de extinção ou localizadas em áreas ambientalmente sensíveis.

Penalidades mais rigorosas

Entre as mudanças, o texto estabelece multas específicas para poda sem autorização, poda drástica, mutilação, corte, derrubada, sacrifício, destruição e remoção irregular de árvores. As penalidades deixam de ser padronizadas e passam a variar conforme o porte da árvore e a gravidade da infração. Nos casos que envolvem árvores protegidas, o projeto prevê multas significativamente maiores, além de acréscimos calculados de acordo com o tamanho do indivíduo arbóreo.

Além da multa, o responsável pelo dano deverá promover a reparação ambiental. O projeto determina o replantio de duas a dez mudas por árvore atingida, podendo haver aumento dessa quantidade quando a infração envolver espécies protegidas, árvores de maior porte ou áreas ambientalmente sensíveis. O descumprimento da obrigação poderá resultar em multa diária e em outras medidas previstas na legislação.

A proposta também cria um regime específico para concessionárias e permissionárias de serviços públicos. As empresas passam a ser obrigadas a solicitar autorização para podas, comunicar intervenções emergenciais em até 24 horas, realizar o manejo preventivo da arborização, substituir árvores removidas e fornecer informações técnicas quando solicitado pelo Município. O descumprimento dessas obrigações também estará sujeito à aplicação de penalidades.

Principais mudanças previstas no projeto

* Multas proporcionais ao porte da árvore e à gravidade da infração.
* Penalidades mais severas para danos a árvores protegidas, raras ou ameaçadas.
* Obrigação de reparação ambiental com replantio de mudas.
* Possibilidade de multa diária em caso de descumprimento da reparação.
* Regras específicas e penalidades para concessionárias de energia, telecomunicações e iluminação pública.
* Maior segurança jurídica e critérios objetivos para a fiscalização ambiental.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Obras do Contorno Leste avançam em Cuiabá para interligar 39 bairros; veja traçado

Com 17 km de extensão, megaobra vai ligar a Avenida Fernando Corrêa à MT-251. Ponte sobre o Rio Coxipó já foi concluída
Geral

Nova lei em Cuiabá vai multar corte irregular de árvores de acordo com o tamanho do tronco

Além da punição financeira, infrator será obrigado a replantar até dez mudas por cada árvore destruída. Texto já está com os vereadores
Geral

Professor morre após colisão entre motocicletas em Vila Bela

Acidente envolvendo uma Honda CG 125 e uma Yamaha XTZ deixou outro motociclista, de 61 anos, ferido; Polícia Civil apura as circunstâncias da batida.
Crônicas Policiais

Militar da Prefeitura de Cuiabá passa por treinamento com explosivos e voos táticos no Acre

Sargento da PM foi o único representante de Mato Grosso em curso de proteção de autoridades que reuniu até a Polícia Nacional do Peru