Cidades

No calor de Cuiabá, médico recomenda uso de 3 máscaras por dia

O equipamento, quando molhado, perde a eficácia de proteção contra o coronavírus

1 minuto de leitura
No calor de Cuiabá, médico recomenda uso de 3 máscaras por dia
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O médico infectologista Abdon Karhawi – que faz parte do gabinete de situação de Mato Grosso – orienta que quem usa máscaras de proteção facial de pano precisa ter atenção redobrada. O motivo é o calor, principalmente em Cuiabá e na Região Metropolitana.

Durante bate-papo virtual, na noite desta segunda-feira (4), sobre os protocolos de segurança para reabertura das empresas, o especialista afirmou que, devido as altas temperaturas, o ideal é que as pessoas troquem, pelo menos, três vezes de máscaras por dia.

“Tem que ter duas ou três, porque se ela molha, perde a eficácia”, ele justifica.

LEIA TAMBÉM

Segundo Abdon, a temperatura em si não representa um fator determinante para maior ou menor proliferação do coronavírus, contudo, as altas temperaturas provocam mais transpiração e, com isso, as máscaras de tecido ficam molhadas mais rápido.

A recomendação é que, ao serem retiradas, elas sejam colocadas em um saco plástico e depois lavadas com água sanitária e sabão. Após secas, podem ser reutilizadas.

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) registrou 344 casos de covid-19 em Mato Grosso, sendo que 205 pessoas já estão recuperadas da doença. Das que estão doentes, 105 estão em isolamento domiciliar. Ao todo, são 13 óbitos no Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes