O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu a adoção de medidas preventivas adicionais no Parque Novo Mato Grosso para as corridas de Stock Car programadas para hoje (14) e amanhã (15).
O pedido é para assegurar a fiscalização adequada e confirmar a segurança do público, pois houve desabamento parcial de uma arquibancada durante os treinos livres na noite de quinta-feira (13), durante forte chuva e ventania.
O MP diz que, embora o acidente tenha ocorrido em horário de menor fluxo de pessoas, gerou alerta para o risco iminente de acidente mais grave, especialmente diante da previsão de novas tempestades na região.
O órgão requer a apresentação de um laudo técnico que comprove a estabilidade das estruturas, com certificação do Corpo de Bombeiros ou outro órgão competente.
O promotor de Justiça André Luís de Almeida não descarta o veto à presença de público durante as corridas, já que não acarretaria prejuízo financeiro, pois os ingressos foram distribuídos gratuitamente.
Acidente
O governador Mauro Mendes disse hoje em coletiva de imprensa que o acidente foi “lamentável” e medidas extras serão adotadas para as corridas. “Foi um incidente, não afetou absolutamente mais nada. É comum acontecer e é lamentável. Providências de reforço serão feitas”, afirmou.
O governador afirmou que a segurança da arquibancada foi verificada antes em inspeção e foi liberada por profissional de segurança. O aviso técnico da avaliação teria se soltado durante a tempestade. O Corpo de Bombeiros deve fazer uma nova avaliação da estrutura ao longo do dia.
“Acidentes com vendaval acontecem todos os dias e é óbvio que toda vez que acontece algo você tem um dever e vamos alertar, cobrar, das áreas competentes para que redobre todos os mecanismos de segurança para que isso não aconteça novamente”, afirmou.




