Cidades

Mourão abre o plantio da safrinha de milho em Sorriso nesta sexta

2 minutos de leitura
Mourão abre o plantio da safrinha de milho em Sorriso nesta sexta
(Valter Campanato/Agência Brasil)

Vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão (PSL) participa nesta sexta-feira (15) do encerramento da colheita de soja e início do plantio de milho safrinha em Sorriso (400 km de Cuiabá). Essa é a primeira vez que Mourão visita Mato Grosso como vice-presidente. Ao lado dele, o empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, também participa do ato simbólico.

O evento é uma realização da Sempre Sementes, empresa especializada no desenvolvimento de híbridos de milho, em conjunto com os produtores rurais de Mato Grosso. Segundo Manoel Carlos, representante da Sempre, mais de 100 profissionais estão envolvidos nos preparativos. “Fora todo o esquema de segurança do Palácio do Planalto”, lembrou.

Por conta da visita, cerca de 4 mil pessoas devem circular em Sorriso entre quinta (14) e sexta-feira (15). Desse total, 2 mil são esperadas para a cerimônia às margens da BR-163, na propriedade família Daroit.

Janini Bastos, formada em hotelaria, veio de Rondônia para “tentar a vida” em Sorriso e disse estar ansiosa com a chegada do vice-presidente. “Aqui na cidade só se fala nisso. Eu votei no Bolsonaro e gostaria de ir ao evento, mas estarei trabalhando”, afirmou.

Sorriso é o município mato-grossense onde o presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu a maior porcentagem de votos. No segundo turno, 75,48% dos eleitores da cidade escolheram o então candidato. No primeiro turno, ele recebeu mais de 71% dos votos.

A cidade também é conhecida por ser a Capital do Agronegócio. Segundo dados da pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2017, divulgada pelo IBGE em setembro, o município registrou, pelo terceiro ano consecutivo, o maior valor de produção agrícola entre todos os municípios brasileiros, somando R$ 3,3 bilhões, o que foi 2,4% acima do registrado em 2016.

Apesar de a soja ser a cultura predominante, a produção na região é diversificada. Ainda segundo o IBGE, milho, algodão e feijão também são cultivados em larga escala.

Para o diretor de Estratégia e RP da Sempre Sementes, Igor Reis, a vinda do vice-presidente é considerada um sinal de respeito e fortalecimento do setor produtivo brasileiro. “O presidente Jair Bolsonaro deixou claro em Davos, no Fórum Econômico Mundial, que o agronegócio é uma das principais prioridades do governo”, pontuou.

Também confirmaram presença no evento o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito do município Ari Lanfin (PSDB).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes