Justiça

Ministro manda soltar lobista investigado por esquema de compra de sentenças judiciais

Empresário Andreson de Oliveira voltará para casa seis meses após voltar a ser preso porque continuaria a cometer os mesmos crimes
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou relaxar a prisão do empresário Andreson de Oliveira Gonçalves para domiciliar. A mudança foi autorizada, segundo o ministro, porque o tempo de prisão do investigado, em regime fechado, já teria superado o razoável. 

Andreson de Oliveira é acusado de ser o lobista em um esquema de venda de sentenças judiciais em tribunais de justiça de vários Estados, incluindo Mato Grosso, e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

Ele já havia recebido relaxamento de prisão em 2025 sob justificativa de severa desnutrição. Mas em novembro fora emitida novamente a ordem de retorno para o regime fechado, porque o empresário continuaria a cometer os crimes de casa. 

O ministro Zanin disse que não ficou comprovado que Andreson de Oliveira teria tentado atrapalhar as investigações durante a prisão domiciliar anterior. Zanin afirmou ainda que o lobista está preso por mais tempo do que o necessário para a Polícia Federal investigar os crimes atribuídos a ele. 

Andreson de Oliveira foi preso pela primeira vez em 2024. A polícia descobriu o esquema de venda de sentenças durante a investigação do assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido no final de 2023. 

O aprofundamento da análise levou a suspeitas de corrupção dos desembargadores Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho por venda de decisões. Os magistrados estão afastados do cargo desde agosto de 2024. 

O caso também se estendeu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), onde cinco magistrados foram afastados, também sob suspeita de corrupção. Há indícios de que o esquema tenha chegado a gabinetes de ministros do STJ. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Pivetta diz que senador negociaria envio de emendas em troca de benefício próprio

Governador afirmou ter informações de prefeituras no interno do Estado que aceitariam “negociata”
Crônicas Policiais

“Cara Limpa”: 1,5 mil atletas ocupam as ruas de Cuiabá em retorno triunfal de corrida da PJC

Após três anos de pausa, evento celebrou os 184 anos da Polícia Civil com provas de 5 e 10 km no Centro Político
Crônicas Policiais

Café se consolida como “ouro negro” da agricultura familiar em Mato Grosso

Com investimento de R$ 3,1 milhões do Governo, produção avança no Norte e abre perspectivas para a região do Araguaia
Política

Vinda de Flávio Bolsonaro a Mato Grosso não resolve apoio ao governo na campanha 2026

Senador disse que o PL mantém candidaturas de Wellington Fagundes, mas ele mesmo está aberto a receber o apoio de outros grupos políticos
27 de abril de 2026 09:08