Carregando...
Justiça

Ministro autoriza empresas a voltarem a cobrar parcela de empréstimos consignados em MT

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, mandou suspender o decreto legislativo da ALMT que impedia a cobrança de empréstimo consignado dos servidores estaduais. Ele entendeu que é inconstitucional a medida aprovada pelos deputados estaduais.

Mendonça analisou ontem (11) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, sindicato que representa os interesses de bancos, corretoras e outras instituições do ramo.

O ministro acatou o argumento de que somente a União tem competência para legislar sobre o sistema financeiro no país, apesar de a suspensão aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso ter tido a intenção de proteger os consumidores.

Os deputados aprovaram a suspensão por 120 dias da cobrança das parcelas de empréstimo consignados (descontados na folha de pagamento) dos servidores estaduais. A decisão decorreu da polêmica sobre supostas cobranças irregulares e contratos irregulares firmados por instituições financeiras.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirma que milhares de servidores públicos foram lesados por descontados de parcelas de empréstimo acima do limite legal e por liberação de dinheiro sem anuência de contratantes.

Com a decisão do ministro, as instituições financeiras podem voltar imediatamente a cobrar as parcelas. Segundo André Mendonça, além da invasão de competência, a proibição de cobrança de juros e multa gera “regime de crédito desproporcional a favor dos servidores públicos”.

O decreto legislativo da Assembleia Legislativa foi aprovado em paralelo à investigação de uma mesa técnica no TCE sobre os empréstimos consignados. Em agosto, o TCE indicou que mais de 60 mil contratos tinha algum tipo de irregularidade.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político
Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h
Economia

Abilio tenta barrar reajuste da Águas Cuiabá e aciona MP contra aumento de até 20%

Prefeito afirma que município esgotou medidas administrativas após decisão arbitral baseada em parecer de 2024. Suspensão agora depende da Justiça
Geral

Prefeitura distribui 200 marmitas quentes e cobertores para pessoas em situação de rua no Porto

Equipes da Assistência Social intensificaram o acolhimento durante a queda de temperaturas na capital. Famílias acompanhadas pelo CRAS também recebem doações