14 de abril de 2026 07:09
A Propósito

Microcrédito e a ascensão social

Foto de Redação
Redação

A política de microcrédito vem sendo utilizada como ferramenta para a inclusão produtiva e social por meio dos bancos de desenvolvimento, há quase 25 anos. Nesse mesmo caminho, o Ministério da Cidadania editou um decreto regulamentando o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Em um relatório recente, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolveram uma avaliação detalhada acerca dos impactos dos programas de microcrédito, como o Programa Crescer (IPEA,2020).  O objetivo era demonstrar como as iniciativas de microcrédito podem auxiliar na superação da pobreza.

O Programa Crescer elevou a renda dos indivíduos em até 10,1%. Dado que a amostra consiste apenas em pessoas que estão no CadÚnico, percebe-se que essa iniciativa promove um aumento nos ganhos de uma parcela da população em maiores condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Esse tipo de análise indica que o programa de crédito ligado ao programa social pode se configurar como uma política capaz de atender aos seus propósitos, pavimentando o caminho da rampa de ascensão social, segundo o Ipea.

Contudo, deve-se reforçar a focalização nos beneficiários com alguma atividade pregressa. Em seguida, recomenda-se, fortemente, o processo de capacitação, e posterior formalização, evitando o investimento em processos obsoletos e ineficientes.

Ao atender a esses pontos, o programa de microcrédito superará os principais pontos de crítica elencados pela literatura especializada.

LEIA TAMBÉM

(Com assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados
Economia

Petrobras confirma investimento de US$ 1 bilhão para retomar obras da UFN-III em Três Lagoas

Unidade paralisada desde 2015 deve entrar em operação comercial em 2029; foco da produção será o suprimento de fertilizantes para Mato Grosso e outros grandes polos agrícolas
Geral

De cara nova: O Livre estreia novo layout pensando no leitor!

Plataforma foi redesenhada para melhorar a experiência de todos vocês!
Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos

Ibovespa supera 198 mil pontos após declarações de Trump