A Propósito

Microcrédito e a ascensão social

Crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil seria uma das ferramentas para essa ascensão

1 minuto de leitura
Microcrédito e a ascensão social

A política de microcrédito vem sendo utilizada como ferramenta para a inclusão produtiva e social por meio dos bancos de desenvolvimento, há quase 25 anos. Nesse mesmo caminho, o Ministério da Cidadania editou um decreto regulamentando o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Em um relatório recente, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolveram uma avaliação detalhada acerca dos impactos dos programas de microcrédito, como o Programa Crescer (IPEA,2020).  O objetivo era demonstrar como as iniciativas de microcrédito podem auxiliar na superação da pobreza.

O Programa Crescer elevou a renda dos indivíduos em até 10,1%. Dado que a amostra consiste apenas em pessoas que estão no CadÚnico, percebe-se que essa iniciativa promove um aumento nos ganhos de uma parcela da população em maiores condições de vulnerabilidade socioeconômica.

Esse tipo de análise indica que o programa de crédito ligado ao programa social pode se configurar como uma política capaz de atender aos seus propósitos, pavimentando o caminho da rampa de ascensão social, segundo o Ipea.

Contudo, deve-se reforçar a focalização nos beneficiários com alguma atividade pregressa. Em seguida, recomenda-se, fortemente, o processo de capacitação, e posterior formalização, evitando o investimento em processos obsoletos e ineficientes.

Ao atender a esses pontos, o programa de microcrédito superará os principais pontos de crítica elencados pela literatura especializada.

LEIA TAMBÉM

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes