Mato Grosso pode imunizar 65% da população até julho

Progresso depende, no entanto, da confirmação do plano de vacinas que o Ministério da Saúde anunciou

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

Mato Grosso pode receber cerca de 4,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o fim deste semestre. O número é calculado com base no pacote anunciado nessa quarta-feira (17) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello: 230,7 milhões de doses para todo o país até julho. 

No lote inaugural da campanha, Mato Grosso recebeu 2,1% das 6 milhões que o ministério tinha disponíveis para distribuição, ou seja, 126.160 doses da CoronaVac.

Aplicado o mesmo percentual sobre as 230,7 milhões anunciadas, se chega ao número de 4,6 milhões. 

Caso os dados se confirmem, Mato Grosso pode avançar para a imunização de 65% da população em cinco meses.

Contudo, a confirmação de envio das doses pelo Ministério da Saúde depende do registro de algumas drogas e da negociação do Brasil com os laboratórios fabricantes, como a Sputnik e a Covaxin. 

Conforme o governo do Estado, o planejamento do ministério prevê a distribuição 2 milhões de doses do imunizante produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, importadas da Índia ainda neste mês.  

Em março, serão mais 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de vacinas da AstraZeneca.

LEIA TAMBÉM

Além das negociações internacionais, a distribuição poderá ser estabelecida em acordo entre os Estados brasileiros, ponderando a situação de emergência de cada unidade. A proposta do governador Mauro Mendes é que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) seja a métrica das regras.  

“Os Estados com até 85% de ocupação destinam 5% das doses para os Estados com taxa maior. Já os Estados com taxa de ocupação acima de 85%, param de contribuir e aqueles que estão com mais de 95% dos leitos de UTI ocupados, passam a receber mais doses”, ele sugeriu. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQuatro deputados de MT já manifestaram voto a favor de Daniel Silveira
Próximo artigoFamília procura comerciante desaparecida há 3 dias