Mato Grosso

Covid-19: Governo de MT quer negociar compra de vacinas direto com fabricantes

Governador Mauro Mendes reclamou da lentidão da entrega das vacinas pelo plano nacional de imunização

2 minutos de leitura
Covid-19: Governo de MT quer negociar compra de vacinas direto com fabricantes
(Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

O governo de Mato Grosso vai pedir ao Ministério da Saúde uma intermediação para compra de doses extras de vacinas contra a covid-19. A intenção é que o ministério convença os laboratórios a abrir negociação direta com o Estado, alternativa bloqueada hoje por estratégia de mercado dos próprios fabricantes. 

“A vacina chega lentamente, prejudica nossa logística, porque recebemos 30 mil doses e eu tenho que distribuir para 141 municípios, em um Estado gigantesco como Mato Grosso. É avião voando pra cá, pra lá, carro saindo. Então, em 15 dias, chegam mais 60 mil doses, a conta-gotas”, reclamou o governador Mauro Mendes.   

Conforme o governo, cartas de intenção de compra já foram enviadas para a Sinovac, laboratório da CoronaVacSinopharm, cuja droga está sendo usada internamente na China, e à Pfizer, responsável pela vacina Pfizer Biotech, outro laboratório com quem trabalha em parceria na produção. 

De todos, o governo teria recebido a resposta que as negociações estão abertas somente aos governos federais, qualificado para a compra em âmbito nacional. Contudo, Mendes tem considerado o cronograma do Ministério da Saúde insatisfatório.  

“As pessoas estão ficando muito inquietas, irritadas. A população espera muito a vacina, espera se ver livre desse fantasma, desse pesadelo. Nós vamos fazer o possível e até o impossível para minimizar esse impacto na vida das pessoas e na economia brasileira”, disse o governador. 

Hoje, o Ministério da Saúde anunciou negociação com Instituto Butantan de mais 54 milhões de doses da CoronaVac. O cronograma do órgão calcula a entrega superior a 300 milhões de doses, de vários laboratórios, a Estados e municípios até o fim do ano. Mas as previsões podem ser alteradas.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes