Mato Grosso lidera retomada da economia brasileira, diz consultoria

Combinação de fatores fiz o agro, a indústria e os serviços cresceram com flexibilização das restrições após a segunda onda da covid

(Foto: Binyamin Mellish / Pexels)

Mato Grosso lidera a retomada da economia no país. O Estado cresceu 6% no segundo trimestre do ano, junto com Tocantins, e registrou o melhor índice dentre as unidades federativas. 

Conforme os dados da consultoria 4intelligence, o resultado é uma combinação de fatores que impulsionaram a economia após a flexibilização das medidas restritivas, no começo do ano, quando houve subida do risco de contágio na segunda da covid-19. 

O agronegócio, a indústria e os serviços consolidaram a indicação de bons números entre abril e junho, elevando o Produto Interno Bruto (PIB) para 6%. As boas safras fizeram o agro crescer 1,9%. A soja novamente foi o destaque do setor, com crescimento nacional de 8,9%, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A indústria, que ainda passava por problemas de falta de insumos desde agosto de 2020, conseguiu crescer 3,5% em Mato Grosso. Foi o melhor índice no Centro-Oeste para o período e acompanhou Minas Gerais, no Sudeste. 

Contudo, o destaque ficou com os serviços. Foi setor que teve o maior crescimento em Mato Grosso e no país. A consultoria 4intelligence aponta expansão de 8,1%. Os índices mais próximos foram de Tocantins e Mato Grosso do Sul, ambos com 5,6%. 

O levantamento também cita o reabastecimento de serviços às famílias, que tiveram forte impacto com a segunda onda. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Federação-MT) disse que o comércio teve melhores resultados, no primeiro semestre, que o esperado antes da pandemia para 2020. 

O índice de endividamento das famílias recuou e, no sentido inverso, aumentou a intenção de consumo. 

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNão desperdice canhão com chumbinhos
Próximo artigoMulher mantém o marido em cárcere privado e ameaça matá-lo e comer o cérebro dele