Negócios

Caindo, mas não o bastante: cuiabanos melhoram índice de endividamento e inadimplência

Enquanto o índice sobre no restante do país, a Capital vê melhora. Mesmo assim, percentual ainda está acima da média nacional

2 minutos de leitura
Caindo, mas não o bastante: cuiabanos melhoram índice de endividamento e inadimplência
(Foto: Agência Brasil)

A quantidade de pessoas endividadas em Cuiabá caiu. Em julho, 72,7% das famílias tinham contas parcelas. No mesmo período do ano passado, eram 73,6%. Mas o número ainda é preocupante, pois ultrapassa a média nacional. No mês passado, 71,4% dos consumidores brasileiros carregavam alguma conta parcelada.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sendo o recorte de Cuiabá divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT).

A inadimplência também reduziu na Capital de Mato Grosso neste mesmo período. De acordo com o levantamento, 32,3% das famílias cuiabanas endividadas possuem contas atrasadas. Deste total, 8,8% afirmaram que não conseguirão quitá-las.

No cenário nacional, o número de pessoas que têm dívidas em aberto é o maior dos últimos 11 anos. Um recorde histórico, segundo reportagem do site G1.

O que explica a queda em Cuiabá?

Para o diretor de pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, a resposta para a melhora – ainda que não tão expressiva – em Cuiabá está no agronogócio.

“O fato de estarmos no Estado do agro, atravessando um super ciclo econômico das commodities e, consequentemente, de desenvolvimento, ajuda a explicar o porquê de Mato Grosso estar na contramão do país”, ele diz.

Enquanto em Cuiabá o índice reduziu, em nível nacional viu-se o terceiro aumento consecutivo.

Principais tipos de dívidas

O percentual de famílias em Cuiabá que declararam ter como principal tipo de dívida o cartão de crédito se repetiu em julho: 70%. Já o uso de boletos caiu 2,5 pontos percentuais no comparativo mensal e chegou a 36,4%.

Com relação à renda familiar, 90% das famílias que recebem acima 10 salários mínimos têm o cartão de crédito como principal tipo de dívida.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes