Economia

Mato Grosso lidera ranking nacional com a menor alíquota de ICMS sobre o etanol

Com taxa de 10,5%, estado se distancia dos demais entes federativos, onde a carga tributária sobre o combustível chega a 22%
Foto de Thomas Eliton
Thomas Eliton

o Grosso pratica a menor alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do país sobre o etanol hidratado. No estado, a alíquota é de 10,5%, enquanto nos demais estados a carga tributária varia entre 12% e 22%.

O preço dos combustíveis pago pelo cidadão é influenciado por diversos fatores da cadeia produtiva, que vão desde o valor do petróleo no mercado internacional até os custos de distribuição, revenda e a incidência de tributos federais e estaduais, que variam conforme o produto.

Entre os benefícios concedidos na cadeia de combustíveis, destaca-se o setor de aviação, que conta com redução da base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), resultando em carga tributária entre 2,72% e 7%, com finalidade de fomentar a aviação regional, conforme critérios previstos na legislação.

Também recebem incentivos o gás natural (GNV), com carga reduzida de 2%, e o etanol anidro produzido no estado, que conta com abatimento de R$ 0,23 por litro no valor do ICMS devido.

Apesar de compor o preço final, o tributo estadual é apenas um dos elementos do valor pago pelo consumidor. Entre os principais fatores que influenciam o preço estão o custo de produção ou importação do combustível, a política de preços das refinarias, além das despesas com transporte, armazenamento e a margem de lucro de distribuidores e postos revendedores.

Além disso, também há incidência de tributos federais, como PIS/Cofins, que integram a composição do preço.

A forma de tributação também influencia essa composição. Para combustíveis como gasolina, etanol anidro, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), o ICMS segue o modelo ad rem, definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com valor fixo em reais por litro. Nesses casos, o imposto é recolhido uma única vez na cadeia, geralmente na etapa de produção ou importação.

Já para o querosene de aviação (QAV), o etanol hidratado e o gás natural (GNV e GNL), a tributação é sobre o valor do produto. Nesses casos, o cálculo do ICMS utiliza o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), apurado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), que reflete os preços efetivamente praticados no mercado.

Assim, quando há redução nos preços ao consumidor, o PMPF também diminui, resultando em menor base de cálculo do ICMS e, consequentemente, em menor valor de imposto a ser recolhido. Da mesma forma, aumentos nos preços praticados levam à elevação do indicador.

Com Assessoria 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Pivetta envia projeto para reduzir carga tributária no Estado

Medidas podem cortar cerca de R$ 500 milhões em custos neste ano
Crônicas Policiais

PJC de Mato Grosso mira alvos de rede transnacional de exploração sexual infantil

DRCI coordena buscas e quebra de sigilo de dados telemáticos; operação simultânea ocorre hoje em 156 endereços no Brasil
Crônicas Policiais

Segunda fase da Operação Western mira “caixa eletrônico” do tráfico em Cuiabá

PJC bloqueia contas bancárias e cumpre mandados para desarticular grupo que operava na modalidade de rateio de drogas
Economia

Mato Grosso lidera ranking nacional com a menor alíquota de ICMS sobre o etanol

Com taxa de 10,5%, estado se distancia dos demais entes federativos, onde a carga tributária sobre o combustível chega a 22%
28 de abril de 2026 10:38