Cidades

Macacos saguis que morreram em parque de Cuiabá foram infectados por humanos

Exames realizados pela Faculdade de Veterinária da UFMT apontaram que eles contraíram herpes simples

1 minuto de leitura
Macacos saguis que morreram em parque de Cuiabá foram infectados por humanos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Os macacos saguis encontrados mortos no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, foram infectados por herpes simples, transmitida por humanos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

As mortes ocorreram no fim do mês passado. Na época, foram confirmadas 13 ocorrências. O episódio levou ao fechamento do parque, que continua sem data para reabertura. Hoje, a Sema informou que houve mais três casos.

LEIA TAMBÉM

Conforme a Sema, os exames realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) identificaram a infecção nos corpos dos animais. 

Esse tipo de vírus é classificado nas espécies HSV-1 e HSV-2 e podem causar infecção oral ou genital. A HSV-1 provoca, com mais frequência gengivoestomatite, herpes labial e queratite por herpes; e HSV-2 geralmente causa lesões genitais.  

Conforme a Sema, os corpos dos macacos saguis passaram por exames de necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR. Os materiais coletados foram analisados durante 20 dias. 

Texto atualizado às 15h45 para acréscimo de informação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes