Judiciário

Liminar obriga Unimed Cuiabá a garantir continuidade de tratamentos oncológicos

Plano descredenciou empresa e, desde então, usuários reclamam da interrupção do tratamento

2 minutos de leitura
Liminar obriga Unimed Cuiabá a garantir continuidade de tratamentos oncológicos
(Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Mato Grosso obteve liminar que obriga a Unimed Cuiabá a garantir a integral assistência à saúde, com a continuidade de todos os procedimentos de tratamento anteriormente cobertos, dos pacientes beneficiários do plano que faziam tratamento junto à Oncomed.

A referida unidade foi descredenciada pela Unimed Cuiabá em 31 de julho deste ano e, desde então, usuários reclamam da interrupção do tratamento.

LEIA TAMBÉM

Na decisão, o juiz da Vara Especializada em Ação Civil Pública, Bruno D’Oliveira Marques, ressalta que a assistência à saúde deve ser garantida a todos os pacientes em tratamento, ainda que já tenham sido transferidos para outra unidade credenciada, que sejam de regime de intercâmbio ou que estejam em acompanhamento preventivo (recidiva).

Os procedimentos a serem cobertos incluem consultas ou serviços oncológicos multidisciplinares de quimioterapia, radioterapia ou radiocirurgia, com a faculdade de acesso e atendimento pelos profissionais que já os acompanhavam e aos mesmos serviços de saúde anteriormente disponibilizados.

A Unimed Cuiabá Terá ainda que se abster de gerar quaisquer despesas financeiras aos consumidores/beneficiários, por negativa à continuidade do atendimento.

A liminar determina também que seja assegurada a cobertura de atendimento para o procedimento de radiocirurgia junto à clínica Oncomed todos aqueles pacientes beneficiários do plano de saúde Unimed Cuiabá que tenham prescrição médica, de forma a garantir aos referidos beneficiários o atendimento.

Reembolso

Conforme a decisão, todos os pacientes que tenham custeado com recursos próprios a continuidade do seu tratamento na clínica Oncomed, em razão do descredenciamento da unidade, terá direito ao reembolso. A Unimed Cuiabá tem 30 dias, a contar da data da entrega da documentação, para efetuar o ressarcimento ao usuário.

O descumprimento de qualquer uma das obrigações estabelecidas na decisão sujeitará a Unimed Cuiabá ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mill e multa por cada descumprimento no valor de R$ 5 mil.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes