Julgamento de ação contra Selma Arruda é adiado por falta de quórum

O juiz membro Ricardo Gomes de Almeida não poderá comparecer à sessão plenária desta terça

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso informou, nesta segunda-feira (1º), que o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pode cassar o mandato da senadora Selma Arruda foi adiado por falta de quórum. O julgamento estava marcado para esta terça-feira (2).

Conforme o Código Eleitoral, nos julgamentos que podem resultar em perda de diplomas, é exigida a presença de todos os membros do Tribunal.

No entanto, conforme assessoria do TRE, por motivo de força maior, o juiz membro Ricardo Gomes de Almeida não poderá comparecer à sessão plenária desta terça. O magistrado só teria comunicado o fato à Presidência nesta segunda-feira (1º), às 14h.

O Tribunal não possui atualmente um substituto para ser convocado, eis que a lista dos indicados da classe jurista ainda tramita perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais cedo, a senadora Selma Arruda (PSL) havia protocolado um pedido de suspensão desse mesmo processo alegando que seu advogado, Diogo Sachs, deixou o caso.

À reportagem do LIVRE, Sachs afirmou que o motivo de sua saída da defesa da senadora foi o fim do contrato. “Chegamos nessa situação em comum acordo”, disse. Ele confirmou também que houve o pedido para que o processo seja suspenso, mas ponderou não saber se ele será acatado pelo Tribunal.

Conforme decisão do desembargador Pedro Sakamoto, o pedido de suspensão foi indeferido, no entanto, em razão da troca da defesa da senadora, o julgamento foi adiado e remarcado para a próxima sessão plenária, na terça-feira (9).

Selma Arruda é acusada de ter praticado caixa 2 durante a campanha eleitoral. Segundo a denúncia, a senadora teria efetuado gastos antes de oficializar a candidatura e de o período eleitoral ter iniciado oficialmente. Tais gastos não teriam sido contabilizados, o que levou o TRE-MT a reprovar as contas de campanha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCom abertura de 45 milhões, Dumbo pode gerar prejuízos para a Disney
Próximo artigoBarbudo sobre 31 de Março: “Tinha que ter tido rojão, foguete e tiro para cima”