Governo de MT recebe uma proposta para construção de ferrovia de R$ 12 bilhões

Rumo S/A apresentou a única proposta para extensão de 730 km em trilhos de Rondonópolis a Cuiabá até 2028

Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)

A Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT) recebeu nesta sexta-feira (3) a proposta para a construção da ferrovia estadual que ligará Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e Cuiabá. 

A empresa Rumo foi a única a apresentar uma proposta para a construção do projeto estimado em R$ 12 bilhões, com habilitação para a exploração de serviços por 45 anos. O prazo para apresentação de propostas encerrou nessa quinta-feira (2). 

A comissão responsável pelo certame agora vai analisar o projeto da Rumo e apontar eventuais adequações ao edital. O resultado de homologação ou não do contrato deverá ser divulgado em 15 dias. 

Os dois trechos da ferrovia somam 730 quilômetros. O maior estende os trilhos de Rondonópolis a Cuiabá.

A obra deve começar até seis meses após a declaração de vencedor, estimada até o primeiro bimestre de 2022. Esse trecho deve ser entregue até 2025.

O segundo trecho, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, terá prazo pra entrega até 2028. 

Acordo com Ministério

A extensão e a concessão dos trechos estaduais da ferrovia ocorrem com base em Emenda à Constituição aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa. 

Nesta quinta-feira (2), o governador Mauro Mendes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinaram um acordo de cooperação técnica que fornece segurança jurídica para a construção da ferrovia.  

O convênio foi assinado porque a obra fazia parte do pacote nacional ferrovia lançado no fim do ano passado pelo Ministério de Infraestrutura. A aprovação de uma lei estadual poderia ser contestada pelo governo federal. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMulher tenta denunciar marido por ameaça e PM descobre que ela era quem agredia sogro idoso
Próximo artigoJovem é estuprada por idoso após ir com ele para rio de MT