Governo de MT debate antecipar feriados nas próximas duas semanas

Proposta é discutida a Prefeitura de Cuiabá que já se posicionou: não aceita lockdown na Capital

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A Prefeitura de Cuiabá debate, nesta sexta-feira (19), a antecipação de feriados como forma de tentar conter o avanço da covid-19 na cidade. A proposta é discutida com o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa e representantes do Judiciário, além de parte da bancada federal.

O grupo está reunido neste fim de tarde, via videoconferência, na tentativa de encontrar medidas mais eficazes para conter o avanço da doença.

A proposta inicial do governador Mauro Mendes (DEM) é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.

“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, explicou Mendes.

A intenção do governo é publicar uma lei prevendo essa antecipação dos feriados já na próxima segunda-feira (22).

À imprensa, contudo, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já adiantou que não vai decretar lockdown. A medida é apontada por muitos especialistas como a mais eficaz no combate à covid-19, que colapsa o sistema de saúde em todo o país.

LEIA TAMBÉM

“Esta possibilidade não existe, está descartada. Ele [o lockdow] sequer é discutido no nosso comitê de enfrentamento”, declarou.

A prefeitura de Cuiabá será representada pelo secretário de governo, Luís Cláudio, no encontro com o governo. Também farão parte da reunião: o deputado federal Emanuelzinho (PTB) e o deputado estadual Max Russi (PSB), presidente da ALMT.

Em São Paulo, a prefeitura já decretou a antecipação de cinco feriados municipais. Lá, o prefeito Bruno Covas (PSDB) adiantou até feriados de 2022.

Foram antecipados dois feriados de 2021 (Corpus Christi; de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro) e três feriados de 2022 (aniversário de São Paulo, de janeiro; Corpus Christi, de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro).

(Atualizada às 17h37)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFilme sobre afetos durante pandemia é produzido em Cuiabá
Próximo artigoBrecha na lei que nem existe