Cidades

Governo de MT debate antecipar feriados nas próximas duas semanas

Proposta é discutida a Prefeitura de Cuiabá que já se posicionou: não aceita lockdown na Capital

2 minutos de leitura
Governo de MT debate antecipar feriados nas próximas duas semanas
Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A Prefeitura de Cuiabá debate, nesta sexta-feira (19), a antecipação de feriados como forma de tentar conter o avanço da covid-19 na cidade. A proposta é discutida com o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa e representantes do Judiciário, além de parte da bancada federal.

O grupo está reunido neste fim de tarde, via videoconferência, na tentativa de encontrar medidas mais eficazes para conter o avanço da doença.

A proposta inicial do governador Mauro Mendes (DEM) é de decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana posterior.

“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, explicou Mendes.

A intenção do governo é publicar uma lei prevendo essa antecipação dos feriados já na próxima segunda-feira (22).

À imprensa, contudo, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já adiantou que não vai decretar lockdown. A medida é apontada por muitos especialistas como a mais eficaz no combate à covid-19, que colapsa o sistema de saúde em todo o país.

LEIA TAMBÉM

“Esta possibilidade não existe, está descartada. Ele [o lockdow] sequer é discutido no nosso comitê de enfrentamento”, declarou.

A prefeitura de Cuiabá será representada pelo secretário de governo, Luís Cláudio, no encontro com o governo. Também farão parte da reunião: o deputado federal Emanuelzinho (PTB) e o deputado estadual Max Russi (PSB), presidente da ALMT.

Em São Paulo, a prefeitura já decretou a antecipação de cinco feriados municipais. Lá, o prefeito Bruno Covas (PSDB) adiantou até feriados de 2022.

Foram antecipados dois feriados de 2021 (Corpus Christi; de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro) e três feriados de 2022 (aniversário de São Paulo, de janeiro; Corpus Christi, de junho; e Dia da Consciência Negra, de novembro).

(Atualizada às 17h37)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes