Fome Emocional x Fome Fisiológica

Foto: Reprodução/Pixabay

Você sabe diferenciar se a sua fome é fisiológica ou emocional? Vai ficar satisfeita com qualquer alimento ou é fome de um alimento especifico? Você abre a geladeira, procura, procura e não acha nada, apesar de estar cheia de opções?

A fome fisiológica não está relacionada com alimentos específicos, e é quando o corpo manda sinais, como: dores de cabeça, dores de estômago, irritação, além de surgir gradualmente e a última refeição já ter sido feita à algum tempo.

Já na fome psicológica/ emocional, é uma fome que surge repentinamente e pode “sumir” após alguma distração. Geralmente é  fome/ desejo de um alimento especifico e você sabe que se comer este alimento irá te trazer um prazer, um conforto, ou até mesmo pode ser por recompensa, por exemplo após um dia exaustivo no trabalho.

Mas é importante lembrar que comer não é somente um processo fisiológico, mas envolve uma ação afetiva, hábitos, cultura, religião, crenças… Então é necessário que haja um relacionamento saudável com a comida, e um entendimento de que não é um único alimento isolado que irá fazer mal ou  bem, mas o segredo esta no equilíbrio!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUsina Hidrelétrica Sinop entrega embalagens de álcool em gel para instituições públicas de Sinop
Próximo artigoCuiabá não terá mais rodízio de carros e pessoas

O LIVRE ADS