Colunas & Blogs

Fome Emocional x Fome Fisiológica

1 minuto de leitura
Fome Emocional x Fome Fisiológica
Foto: Reprodução/Pixabay

Você sabe diferenciar se a sua fome é fisiológica ou emocional? Vai ficar satisfeita com qualquer alimento ou é fome de um alimento especifico? Você abre a geladeira, procura, procura e não acha nada, apesar de estar cheia de opções?

A fome fisiológica não está relacionada com alimentos específicos, e é quando o corpo manda sinais, como: dores de cabeça, dores de estômago, irritação, além de surgir gradualmente e a última refeição já ter sido feita à algum tempo.

Já na fome psicológica/ emocional, é uma fome que surge repentinamente e pode “sumir” após alguma distração. Geralmente é  fome/ desejo de um alimento especifico e você sabe que se comer este alimento irá te trazer um prazer, um conforto, ou até mesmo pode ser por recompensa, por exemplo após um dia exaustivo no trabalho.

Mas é importante lembrar que comer não é somente um processo fisiológico, mas envolve uma ação afetiva, hábitos, cultura, religião, crenças… Então é necessário que haja um relacionamento saudável com a comida, e um entendimento de que não é um único alimento isolado que irá fazer mal ou  bem, mas o segredo esta no equilíbrio!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes