Ednilson Aguiar/O Livre

Parque Indígena do Xingu

Parque Indígena do Xingu: primeira “escola sonhada” será construída em aldeia

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) recebeu especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), para um workshop técnico direcionado a engenheiros e arquitetos que planejam a infraestrutura das escolas estaduais em Mato Grosso. O foco principal foi mostrar a necessidade de inovação, seguindo parâmetros internacionais de sustentabilidade.

O workshop ‘Edificações verdes e infraestrutura sustentável’ foi realizado no auditório da Seduc e conduzido pelo doutor em arquitetura sustentável Muhamad Afiq Salehudin e o pelo diretor global de infraestrutura do Escritório das Nações Unidas, o engenheiro civil britânico Steven Crooskey.

A expectativa do secretário de Educação Marco Marrafon é que esse know-how contribua para resolver um antigo problema da Seduc, que é conseguir atender a demanda de escolas indígenas e do campo. Em algumas localidades, como o Parque Nacional do Xingu, por exemplo, no período das cheias só é possível chegar usando balsa.

A atual gestão já definiu o modelo construtivo em bioconstrução, para aproveitar o máximo possível a matéria-prima disponível na região e mão de obra local. O projeto da “Escola Sonhada” agradou os representantes do escritório da Nações Unidas, que serão parceiros da Seduc, sem custo financeiro para o Estado de Mato Grosso. A escola-piloto vai ser construída na aldeia Piyulaga do povo Waurá, no alto Xingu e também conta com a parceria do Ministério Público Estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes