15 de abril de 2026 00:45
CidadesCuiabá

Energisa retira 74 km de fios irregulares em postes da região Metropolitana

Foto de Redação
Redação

A Energisa, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, retirou 74 quilômetros de fios irregulares de telecomunicação das instalações da concessionária. O trabalho está focado na retirada de cabos e fios que colocam em risco a população nas vias do munícipio.

Atualmente, foram intensificadas a interação com as empresas de telecomunicação, por meio de reuniões, workshop, cronogramas de execução e envio de notificações.

“A gente fiscaliza, identifica o que está irregular e envia notificações, explicando ponto a ponto para as operadoras o que precisa ser organizado. O que continua irregular e não tem identificação, a gente pode retirar”, explica Marcelo Pazoti, gerente de construção e manutenção da Energisa em Mato Grosso.

Para a remoção, a Energisa contratou uma empresa especializada. “Um dos pontos que mais preocupa a gente é a segurança da população. Os fios soltos interferem no trânsito de veículos e pedestres e podem causar acidentes. E ainda tem as instalações clandestinas que colocam a sociedade e operadores em risco.”, afirma Marcelo.

Quem é responsável

As empresas de telecomunicação fazem contratos de compartilhamento do uso dos postes da companhia, mas também precisam seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações. A Energisa cede o espaço no poste, mas a instalação, manutenção e retirada dos cabos obsoletos são de responsabilidade das empreses de telefonia e internet.

“Esse projeto é desenvolvido em parceria. Por isso, a gente tem intensificado as interações para pedir o apoio das operadoras de telefonia. Os postes estão sobrecarregados e isso impacta na qualidade dos serviços oferecidos para os clientes”, comenta Marcelo.

(Da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Justiça

Presidente de ONG é absolvida por desacato contra o Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Turma Recursal do TJMT entende que a insatisfação com os serviços públicos não é passível de criminalização
Crônicas Policiais

Homem é preso após ameaçar esposa com faca em Guarantã do Norte

Suspeito foi detido em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia após ocorrência registrada dentro de residência familiar
Economia

Exportações de carne bovina de MT crescem 74% e superam US$ 1,1 bilhão no 1º trimestre

China segue como principal destino, enquanto novos mercados ampliam participação no comércio internacional da proteína mato-grossense
Crônicas Policiais

PM apreende 229 kg de drogas em carro suspeito em Pontes e Lacerda

Veículo foi abordado durante patrulhamento e motorista acabou preso em flagrante por tráfico