Carregando...
Política

Eleição para Mesa Diretora começa a gerar atrito na base de Abilio

Aliados do prefeito dizem que não votarão para mudar regimento interno porque seria uma contradição com seus projetos próprios de candidato
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A base do prefeito e Cuiabá Abilio Brunini na Câmara dos Vereadores começa a ter choques por causa da eleição para Mesa Diretora. O antagonismo à alteração do regimento interno começou a aparecer nas manifestações do ex-líder vereador Dilemário Alencar (União Brasil), e a do vereador Ildes Taques (PODE), outro a aliado de Abilio. 

Esta semana eles disseram que são contrários a mexer na norma para permitir que a atual presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), concorra a novo mandato. E o epicentro do choque pode ser rastreado até o prefeito Abilio. 

Os vereadores têm argumentado que seria contradição por partes deles modificar o regimento interno, pois são candidatos ao cargo em que Paula Calil tenta permanecer, além do aspecto de manobra legislativa.  

“Seria uma grande contradição da minha parte, sendo candidato, votar para mudar regra do regimento interno, próximo à data da eleição da futura Mesa Diretora. Seria um desrespeito comigo mesmo, pois minha candidatura é legítima, não é uma candidatura fake”, disse Dilemário. 

Ildes Taques apontou para os traços de manobra na legislação para favorecer um grupo político, que até o momento ele faz parte e apesar de dizer que não é contra a reeleição de Paula Calil. 

“Eu sou contra mudar as regras do jogo na véspera da eleição [para Mesa Diretora]. Se realmente houvesse esse desejo, essa vontade [de modificar a lei], isso deveria ter sido feito lá atrás”, disse. 

A alteração do regimento interno fora levantada pelo vereador Dilemário Alencar há um mês, quando ainda era líder do governo na Câmara. Então ele chegou a dizer que era “natural” que o prefeito quisesse articular para a eleição de algum candidato. 

Dilemário mudou de opinião após Abilio Brunini dizer que conversaria com ele e Ildes Taques para que desistissem da candidatura a presidente. Dias depois, o vereador deixou a função de líder para “se dedicar ao mandato”. 

Após a mesma declaração do prefeito, a vereadora Paula Calil, que tinha declarado que não disputaria nova eleição, também mudou de opinião e agora é candidata a “pedido de vereadores”.  

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Justiça

Operação do Gaeco prende Deolane Bezerra por lavar dinheiro de transportadora do PCC

Investigação aponta que influenciadora agia como “caixa” da facção; Justiça bloqueou R$ 327 milhões do bando
Crônicas Policiais

Gefron apreende 28 kg de cocaína em Porto Esperidião e causa rombo de R$ 541 mil no crime

Droga estava embalada em saco verde no banco traseiro de um Gol preto; motorista foi preso em flagrante
Política

Eleição para Mesa Diretora começa a gerar atrito na base de Abilio

Aliados do prefeito dizem que não votarão para mudar regimento interno porque seria uma contradição com seus projetos próprios de candidato
Geral

Após sucesso, Flávia Moretti confirma nova edição do ExpoVG em 2027

Feira que marcou a volta dos grandes shows a Várzea Grande após 20 anos bateu recordes e reaqueceu o comércio local