Detran MT: 8 mil esperam por teste prático para conseguir a CNH

Exame será retomado a partir desta quinta-feira na Capital e em algumas cidades do interior

Foto: Reprodução/Autoescola Online

“Não tem como treinar a direção sem poder dirigir. Vou ter que pagar mais algumas aulas, sim”, diz Jhenifer Marques Sabioli, 19. A estudante é uma das cerca de 8 mil pessoas que esperam pelo teste prático de carro. O exame foi suspenso pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) em março deste ano, por conta do agravamento dos casos de covid-19.

O teste voltará a ser realizado a partir desta quinta-feira (5), tanto na Capital quanto em algumas cidades do interior, como Canarana, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, entre outras.

A notícia foi bem recebida por quem não vê a hora de ter o documento de habilitação nas mãos.

Jhenifer aguarda desde maio para fazer a prova e Girlene Luzia de Almeida, 27, desde março. “Fiz a de moto e passei. Falta a de carro. Quero ter o mesmo resultado positivo”, torce a jovem.

Um novo problema

Essa retomada, no entanto, traz ainda outro desafio: conseguir lidar com a demanda represada. Uma autoescola de Cuiabá informa que, só em seu seu quadro, são 1.780 alunos na fila de espera.

“Aí o sistema abre apenas dois acessos por centro de formação de condutores. É praticamente um leilão para conseguir a vaga”, explica o responsável pelo CFC, que preferiu não se identificar.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

O empresário comenta que é uma situação bem complicada porque, se o aluno para o processo, pode desaprender as técnicas. E, se não finalizar o ciclo, não consegue entrar na fila de espera pelo exame.

“O certo seria organizar a demanda de acordo com o prazo de finalização do processo”, avalia.

O que diz o Detran-MT?

O Departamento vai iniciar um cronograma de retomada da aplicação da prova prática para categoria B (carro) a partir de hoje.

Em Cuiabá, onde a demanda represada é maior, será realizado um mutirão para a aplicação das provas entre os dias 9 e 20 de agosto, com o apoio da equipe local totalmente imunizada.

Já em Várzea Grande, o retorno da aplicação das provas categoria B está previsto para ter início em 30 de agosto.

“A retomada será de forma gradual em todo Estado, a medida em que os examinadores forem imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19”, ressalta o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Conforme o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, a perspectiva é que a demanda represada seja atendida até o final do ano, com a ampliação das bancas fixas e o avanço da vacinação dos servidores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAmamentação de prematuros: médica esclarece mitos e dá dicas
Próximo artigoSem condições de uso: escolas estaduais mantêm portas fechadas em Cuiabá