Cuiabá é campeã nacional em instalação de energia solar

Explicação pode estar no aumento da conta que chega todos os meses aos consumidores

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Cuiabá é a campeã nacional de energia solar distribuída, pelo terceiro mês consecutivo. A informação é do relatório divulgado em setembro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Em segundo lugar está Brasília (DF) e, em terceiro, Uberlândia (MG).

Segundo Tiago Vianna, diretor da Oeste Solar, empresa especialista em energias renováveis, Cuiabá possui uma capacidade instalada de 86,0 MW de geração fotovoltaica em geração distribuída.

E o aumento da procura pela energia solar se deve à elevação da tarifa da energia elétrica no Brasil, em especial neste ano, devido à crise hídrica e ao aumento das bandeiras tarifárias.

“A sustentabilidade também é um dos fatores que pesa na decisão do consumidor, pelo fato da captação de energia elétrica ser feita pela luz do sol, que é abundante e renovável, não afetando o meio ambiente”, explica Vianna.

A captação de energia solar é feita por placas fotovoltaicas, e enviada para o inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada, sendo jogada na rede ou armazenada em baterias para uso direto do consumidor.

LEIA TAMBÉM

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAdolescente é morto em confronto com a PM após assalto em hotel em MT
Próximo artigoFato ou fake: é verdade que um tsunami pode atingir costa do Brasil?