Negócios

MT é 4º maior consumidor de energias renováveis do país

Cuiabá é a Capital brasileira com a maior quantidade de instalações para captar energia solar; Sinop também está na lista

2 minutos de leitura
MT é 4º maior consumidor de energias renováveis do país
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre )

Mato Grosso é o quarto maior consumidor de energias renováveis no Brasil e tem potencial de suprir a demanda global do Estado em 30 anos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registra 37,1 mil unidades consumidoras de energias renováveis em solo mato-grossense, 99% são de energia solar.  

O mercado está abaixo somente ao de Estados com população mais de três vezes maior, como Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Porém, duas cidades aparecem na lista das maiores consumidoras no país. Cuiabá, dentre as Capitais, está em primeiro lugar e Sinop aparece na 10º colocação no ranking geral. 

“Por se tratar de centros, as Capitais e os consumidores residenciais correspondem a 90% do mercado brasileiro e Cuiabá está neste parâmetro. O restante dos consumidores é de empresas comerciais de médio e grande porte. Mas, a energia solar tem ficado cada vez mais comum”, explica o coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Dorileo. 

Crescimento até 2050 

Membro da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), o PhD em planejamento de sistemas energéticos diz que Mato Grosso tem condições de produzir 5,6 gigawatts em energia fotovoltaica nos próximos 30 anos.  

Segundo ele, o volume em potencial supriria toda a demanda existente hoje por energia hidrelétrica no Estado. Porém, o recente mercado está travado por questões de infraestrutura e preços. 

LEIA TAMBÉM

“É lógico que ainda se levará anos para o mercado ganhar desenvolvimento mais robusto, mas o que temos até agora é sólido. Dependemos de atualizar a infraestrutura e, para isso, gerar instalação mais barata e impulsionar mais o mercado”, afirmou. 

Conforme a Aneel, o Brasil tem 500 mil unidades consumidores de energia fotovoltaica. Estima-se que o número chegue a 887 mil unidades até 2024.  

O setor corresponde 1,7% da matriz de energia, com crescimento mais acelerado nas regiões Sul e Sudeste.   

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes