Carregando...
Cidades

Covid-19: baixa procura pela vacina na rede pública desestimula venda na rede privada

vacina
Foto de Redação
Redação

Apesar do governo Federal ter autorizado a  compra de vacinas contra covid-19  pela iniciativa privada direto dos fabricantes, via Medida Provisória assinada pelo presidente no dia 17 de junho, a baixa procura na rede pública desestimula a disponibilização para venda nas clínicas privadas.

Um dos motivos é a mudança da realidade e da oferta do produto. Em 2021 somente a rede pública podia comprar os imunizantes por conta da alta demanda e pouca produção, o que difere dos dias atuais em que não há mais escassez da vacina contra a covid-19.

Segundo a diretora executiva da rede Saúde Livre de clínicas de Vacinas, Rosane Argenta, a expectativa é que no segundo semestre haja mais empresas vendendo o imunizante que não da Pfizer e da AstraZeneca e assim como de outras marcas.

Ela acredita que com o tempo, haverá mais disponibilidade do produto e o valor será mais acessível do que o atual. “Vamos aguardar o segundo semestre para começarmos a oferecer o imunizante para quem tiver interesse e na marca que desejar”, explica Rosane.

Autorização para venda

A medida é decorrência do fim do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil. De acordo com a Secretaria-geral da Presidência, a medida não trará prejuízos ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

O órgão justifica que a vacinação no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários. Além disso, o Ministério da Saúde mantém contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de 50 milhões.

(Com informações da Assessoria)

 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

EspeciaisGeral

Paixão que atravessa gerações: álbum da Copa vira febre de crianças e adultos em Cuiabá

Entre trocas, negociações e muita animação, O Livre registrou a paixão cuiabana pelas figurinhas da Copa; Veja imagens!
Política

Abilio se consolida como o prefeito mais influente do país nas redes sociais

Prefeito de Cuiabá entra no Top 15 da política brasileira e lidera entre os gestores municipais em presença e engajamento nas redes sociais.
Política

STF muda regras de punição para juízes e magistrados investigados no TJMT podem perder o cargo

Mudança no entendimento jurídico pode alterar desfechos de processos disciplinares em andamento no TJMT e no CNJ
Geral

Em votação relâmpago, Senado derruba regra de acolhimento a crianças vítimas de violência sexual

Senadora Damares Alves celebrou medida como “vitória da família”, enquanto Governo Federal e entidades alertam para o enfraquecimento da rede de proteção às vítimas