O governo de Mato Grosso declarou nesta quinta-feira (17) o Consórcio Construtor BRT vencedor da licitação para a construção do corredor para o modal em Cuiabá e Várzea Grande.
O grupo é formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.
O Consórcio Mobilidade MT, segundo colocado no processo licitatório, manifestou intenção de recorrer junto à Comissão Permanente de Licitação da Sinfra.
Preço mais baixo
Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o consórcio apresentou uma proposta de R$ 468.031.500, preço 2,59% menor que os R$ 480.500.531 que estavam estimados no edital. Uma diferença de R$ 12,4 milhões.
“Agora teremos a fase de habilitação de documentos e logo a assinatura do contrato e o início dos serviços. Isso representa um ganho para a sociedade, que terá um modal melhor técnica e economicamente”, afirmou o secretário-adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rafael Detoni.
O consórcio tem dois dias para apresentar a documentação. A licitação foi realizada pela Sinfra em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi).
Essa modalidade entrega ao grupo vencedor a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras.
Pacote de serviços
No valor da obra estão inclusas a construção de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande.
Também serão construídos um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e outras adequações no trânsito.