Confira cinco empregos que surgirão com o metaverso

Professora aponta que mercado de trabalho exige cada vez mais que o candidato esteja capacitado e atento às atualizações

(Imagem: Pixabay)

O ritmo dinâmico do mercado de trabalho e a transformação da sociedade estão sempre gerando novas demandas de profissionais com conhecimento específico e atualizado. Na área do marketing, esse dinamismo é um pouco mais acentuado. Recentemente, o setor sinalizou uma tendência que vai além do ambiente digital tradicional com a chegada do metaverso.

Com a promessa de unir o mundo virtual e o real, uma das maiores redes sociais do mundo anunciou sua mudança de nome para “Meta” e assumiu uma nova missão para a companhia: considerado o próximo passo na jornada de conexões sociais, a empresa quer dar vida ao metaverso. Essa tecnologia, que tem como objetivo a criação de aplicativos e ferramentas que promovam uma experiência inovadora na interação social, se apresenta como o futuro das redes sociais e da internet.

Para a coordenadora do curso de Marketing Digital da Unic, Eliane Zanoni, o momento é extremamente propício para a união das tecnologias digitais com as interações físicas, uma das propostas da nova tecnologia. Segundo ela, um profissional atualizado tem acesso a mais e melhores oportunidades, com remuneração atrativa. O cenário já demonstra carência de mão de obra, fazendo com que os cargos ultrapassem os R$25 mil mensais.

“Isso é algo constante no marketing, não é possível atuar e ter acesso a possibilidades sem estar atento às atualizações e, principalmente, buscar preencher as lacunas que se abrem de tempos em tempos. Hoje, por exemplo, o mercado busca, cada vez mais, profissionais de marketing que saibam lidar com o metaverso”, comenta a coordenadora.

Como se preparar?

Um dos objetivos da Academia Tech da Kroton, detentora da Unic, é suprir o gap e preparar o profissional para as tendências que surgem a cada momento. Pensando nisso, são oferecidos cursos especializados para capacitar e formar pessoas que desejam atender a demandas específicas e atuais.

“Algumas profissões devem surgir com o desenvolvimento do metaverso e várias são contempladas com os cursos, como a arquitetura de dados, cibersegurança e marketing digital, por exemplo”, comenta Eliane.

A professora diz que algumas lições do marketing que devem seguir como premissas nas empresas, para o alcance do sucesso, como: objetivos claros; abertura para testes e experimentos; atenção às tendências; storytellyng, ou boa narrativa, conexão com o público-alvo; e rapidez.

“É preciso saber onde se quer chegar, estar pronto para apostar em novas ideias, verificando o que funciona e o que não dá certo, conectando o consumidor ao que está sendo oferecido de maneira inteligente e rápida, na velocidade em que a internet proporciona as mudanças”, explica.

Eliane elenca ainda as profissões que terão destaque, durante a fusão do ambiente virtual e presencial:

  1. Digital Managers especializados: onde tudo começa, aqui é feita a implementação desse universo nas empresas, além de realizar a supervisão do ciclo das demandas em ambiente digital. Ou seja, a jornada de cada produto/serviço, desde a criação até o acesso ao público;
  2. Especialista em Segurança Cibernética: a segurança de dados nunca foi tão importante, como atualmente. Profissionais que saibam prevenir situações de invasões e garantem a confidencialidade dos dados de compradores têm grande espaço no mercado;
  3. Arquitetos do metaverso: os desenvolvedores seguem em alta, desde que a internet passou a fazer parte do dia a dia das pessoas e, consequentemente, das empresas. Em um ambiente que permite a criação de aplicativos, sistemas etc., isso não seria diferente;
  4. Construtor de Hardware: Quem possibilita a conexão do mundo virtual e o real, por meio de equipamentos;
  5. Especialista em anúncios: Os profissionais de publicidade e marketing deverão se especializar para os anúncios no metaverso, para que possam atender à nova realidade virtual.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReceita Federal alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda
Próximo artigoPré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de hoje