Carregando...
Opinião

Como um empresário brasileiro comprou um time de futebol americano — e o que podemos aprender disso.

bola de futebol branca e azul no campo de grama verde
Foto de Marco Túlio
Marco Túlio

Flávio Augusto da Silva, empresário muito bem-sucedido e dono da Wise Up e outros empreendimentos, morava nos Estados Unidos quando vivia uma rotina simples: levar o filho aos treinos e jogos de futebol.

Como um bom pai, ele o levava nos treinos, nos jogos e dava todo o apoio. Vestiu de verdade a camiseta de pai de jogador jovem.

Mas enquanto isso acontecia, ele percebeu algumas coisas.

O esporte estava crescendo de maneira expressiva no país. Estavam investindo cada vez mais no futebol e, para coroar, a MLS (Major League Soccer) tinha uma concepção de business completamente diferente em relação ao Brasil.

No Brasil, os times são clubes, mas não têm donos — apenas presidentes que trocam de mandato. E quem é dono da liga é a CBF. Ela que dita as regras.

Na MLS, os times têm dono, ou seja, são privados. E juntos, os times são donos e acionistas da própria liga — são eles que ditam as regras. Eles visam o bem comum da liga, não só o do próprio time.

Esse fato gera situações impensáveis para nós brasileiros:

Quando o Messi foi contratado por um time da MLS, parte dos custos do seu salário foi absorvida de forma que beneficiasse a liga como um todo — não apenas o clube que o contratou. Você consegue imaginar isso no Brasil?

Após 8 anos, Flávio vendeu o Orlando City por cerca de US$ 400 milhões. Além do dinheiro, saiu com vários aprendizados e, inspirado no modelo que viveu de dentro, fundou no Brasil a Mentor League Society — um ecossistema de educação empresarial baseado no que aprendeu como dono do Orlando City.

Qual a moral da história aqui?

É fundamental estar em contato com diferentes modelos de negócios, visão de mundo e de businnes para você criar e melhorar o seu próprio negócio. Sabe aquela história de que você não precisa descobrir a roda toda a vez? É bem nessa linha levando em conta todo o conhecimento acumulado de vários empreendimentos ao longo dos anos em diversos países.

Pode ter uma solução perfeita para o negócio ou uma ideia que você ainda não tinha pensado esperando para você usar.

Eu lembro a minha reação quando eu fiz o curso de Mega Eventos na ESPM São Paulo, o quanto aquilo expandiu os meus horizontes de possibilidades – e é isso que eu desejo a você.

_____________________

Marco Túlio é publicitário, estrategista digital e está sempre com novos conteúdos no seu Instagram @omarco.tulio

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Pivetta espera receber apoios de Abilio Brunini e Flávia Moretti na campanha eleitoral

Governador afirmou que declarações de gestores virão na hora em que sentirem à vontade para demonstrar a sua confiança no governo
Política

Governo de Mato Grosso cogita privatizar a gestão da Arena Panantal

Arena teria custo de R$ 20 milhões ao ano para manutenção, e o Estado não tem condições para administrá-la com foco no comércio
Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político
Esportes

Prefeitura define as 4 ruas de Cuiabá que terão telões para o jogo do Brasil; veja a lista

Vencedoras do concurso ganham estrutura completa com tendas, cadeiras e água gelada para a partida desta segunda-feira (29), às 13h