Política

Comissão processante aprova cassação da vereadora Edna Sampaio

Relatório será votado até o dia 12 em plenário pelos vereadores, que podem ou não acatar a decisão

1 minuto de leitura
Comissão processante aprova cassação da vereadora Edna Sampaio
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

A comissão processante na Câmara de Cuiabá que investiga a vereadora Edna Sampaio (PT) aprovou por unanimidade o parecer pela cassação do mandato. O relatório foi votado ontem (4) pelos membros, que encerram 80 dias de apuração. 

O documento já foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Chico 2000 (PL), que tem até o dia 12 deste mês para colocá-lo em votação no plenário. Se for acatado pela maioria, Edna Sampaio perderá o mandato pela segunda vez em menos de um ano. 

A vereadora foi investigada por apropriação de mensalidades da verba indenizatória (VI), dinheiro pago aos chefes de gabinetes dos vereadores, para cobrir os gastos do trabalho. Na Câmara de Cuiabá, o valor está estipulado em R$ 5 mil por mês. 

As acusações são as mesmas da investigação anterior, que também foi encerrada com a cassação da petista. Mas a Justiça suspendeu a validade do processo parlamentar por supostas irregularidades. 

O presidente da comissão, vereador sargento Vidal (MDB), disse que desta vez Edna Sampaio teve 80 dias para se defender das acusações. Nesse intervalo, 20 dias foram abertos exclusivamente para esse fim – a comissão dobrou prazo de 10 dias previsto no regimento interno. 

“Em nenhum momento a Edna se defendeu. Nós abrimos 10 dias para ela se defender, apresentar as testemunhas delas, mas, pelo contrário, ela quis embargar o processo. Eu neguei o pedido e restabeleci o prazo, mas de novo não se defendeu”, afirmou. 

Comprovantes bancários divulgados na época da primeira investigação mostram que Edna Sampaio recebeu em uma conta de titular ao menos R$ 20 mil da ex-chefe de gabinete Laura Abreu, entre o fim de 2022 e o início de 2023. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes