BrasilConsumo

Comissão aprova medida e pode acabar com cobrança por bagagens em voos

Foto de Camilla Zeni
Camilla Zeni

Comissão mista do Congresso Nacional aprovou uma medida provisória editada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), em dezembro de 2018, que altera pontos do Código Brasileiro de Aeronáutica. Dentre as mudanças significativas está a volta da franquia mínima por bagagens em voos domésticos.

A matéria foi aprovada na quinta-feira (25) e ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. As alterações têm o até o dia 22 de maio para virar lei. Do contrário, a medida de Temer perderá a validade.

Relator do processo, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) rejeitou 21 emendas à matérias, mas garantiu a volta das franquias mínimas de bagagem.

Segundo a nova determinação, as empresas aéreas devem oferecer o despacho de bagagens de até 23 kgs, para voos em aeronaves com mais de 31 lugares. Já aviões menores, com até 31 assentos, a franquia mínima deve ser de 18 kgs. Para aviões ainda menores, como de até 20 lugares, ficou determinado despacho de bagagens de 10 kg.

Atualmente, as empresas aéreas estão autorizadas a cobrar pelo despacho das bagagens superiores a 10 kgs, desde dezembro de 2016, quando a Agência Nacional de Aviação Civil alterou sua resolução sobre o tema. Na época, o argumento era de que a mudança resultaria na redução das tarifas das passagens, o que, na visão do senador Rocha, não aconteceu.

Outra alteração feita com a medida provisória (nº 863) revoga pontos do Código Brasileiro de Aeronáutica que limitavam a participação do capital estrangeiro em companhias aéreas, que era de 20%. Apesar disso, ainda não permite que empresas estrangeiras façam o transporte no território brasileiro.

Rocha observou que, embora seja importante a abertura do mercado brasileiro, ainda seria preciso resguardar outros pontos. Por isso, determinou, por exemplo, que as empresas com mais de 20% de capital estrangeiro apenas poderão atuar se optarem por oferecer, pelo menos, 5% dos seus voos para rotas regionais.

Em outra alteração, a medida provisória estabelece que os voos internacionais precisam ter, em sua maioria, tripulantes brasileiros, com contrato de trabalho regido pela legislação do Brasil.

Turismo critica

Em nota à imprensa nesta quinta-feira, o Ministério do Turismo informou que “vê com preocupação a alteração” feita pela Comissão Mista. Segundo a Pasta, “A inclusão de emendas alterando o conteúdo original pode ter um impacto perigoso na abertura do mercado de aviação nacional e afastar empresas estrangeiras que desejam operar no país, incluindo as low costs”.

Confira a nota na íntegra:

“O Ministério do Turismo vê com preocupação a alteração do texto da MP 863/2009 aprovada nesta quinta-feira (25) pela Comissão Mista do Senado Federal.

A inclusão de emendas alterando o conteúdo original pode ter um impacto perigoso na abertura do mercado de aviação nacional e afastar empresas estrangeiras que desejam operar no país, incluindo as low costs.

Nesta equação, a população brasileira é a grande prejudicada, uma vez que a ampliação do mercado — atendido atualmente por quatro empresas, sendo uma em processo de recuperação judicial — possibilitará o aumento de rotas com possibilidade de impacto na redução do custo da passagem aérea para os viajantes.

O Ministério do Turismo acredita que o setor de viagens reúne todas as condições necessárias para desenvolver o novo ciclo econômico do país, mas defende q ue isso só é possível por meio da abertura do mercado nacional e a adoção de medidas para desburocratizar o setor, não havendo mais espaço para retrocessos”.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Bombeiros assumiram prestação de socorro em Cuiabá para padronizar atendimentos

Governador Otaviano Pivetta afirmou que absorção será para padronizar os serviços e expandi-los juntos com outros setores
Política

Governo de MT abrirá novas delegacia a mulheres para reforçar combate à violência doméstica

Postos serão abertos em cidades com maior demanda de atendimento, como Lucas do Rio Verde e Várzea Grande
Política

Pivetta diz que Poderes assinaram TAC para limitar gastos públicos com shows

Governador afirmou que a tendência é que o uso seja escasseado ao longo dos próximos anos
Esportes

Projeto inicia aulas de defesa pessoal para 866 mulheres em Cuiabá

Com 16 polos distribuídos pela Capital, iniciativa foca na prevenção ao abuso e no fortalecimento físico e emocional das participantes
22 de abril de 2026 09:21