Eleições

Com 98% das urnas apuradas, Lula é eleito presidente do Brasil

Petista teve uma vitória apertada e vai ter que lidar com um congresso majoritariamente conservador

1 minuto de leitura
Com 98% das urnas apuradas, Lula é eleito presidente do Brasil
(Foto: reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) foi eleito novamente presidente do Brasil e fará um terceiro mandato como chefe de Estado. O petista ganhou por uma diferença apertada de aproximadamente 1,5%.

Com 98% dos votos apurados, Lula obteve 50,79% dos votos válidos e Bolsonaro 49,21%. A partir de agora, uma virada do atual presidente tornou-se impossível.

Lula volta a governar o país pela terceira vez, o petista esteve no comando da nação entre os anos de 2003 e 2010. Em seguida, Lula apoiou a eleição de Dilma Rousseff (PT) como sucessora, mas a socialista acabou impeachment em 2016.

Congresso dividido

Apesar de ter sido eleito presidente, Lula encontrará dificuldades na Câmara Federal e no Senado. Neste ano, a maior parte dos deputados federais e senadores eleitos no Brasil seguem um viés conservador ou liberal, ambos em oposição ao Partido dos Trabalhadores.

Sem declarações de Bolsonaro

Bolsonaro até o momento não se posicionou sobre a vitória do ex-presidente Lula que irá o substituir em 2023.

Ainda não é certo se Bolsonaro irá participar da entrega da faixa que acontece tradicionalmente no Brasil no mês de janeiro.

Já Luiz Inácio Lula da Silva irá fazer um pronunciamento oficial e depois seguirá para a avenida Paulista, em São Paulo, onde seus apoiadores o esperam.

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes