Cemitério no CPA é empreendimento com retorno garantido, afirma vereador

Câmara de Cuiabá aprovou lei que autoriza construção de um novo cemitério numa das regiões mais populosas da cidade

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Atenção empreendedores! A concorrência pública que visa a contratar empresas interessadas em construir e gerir um cemitério da região da Morada da Serra – CPA, em Cuiabá, está prevista para acontecer já nos primeiros meses de 2020.

Pelo menos é o que afirmou o vereador Juca do Guaraná Filho, um dos defensores da causa.

Segundo ele, mesmo sem ter um estudo de viabilidade ou empresas que se mostrassem interessadas, não há como negar que o investimento será rentável.

“É só ver a quantidade de velórios que têm na Pax do CPA. É muita gente…E, considerando que um enterro custa cerca de R$ 10 mil hoje, não tem como não ter empresas interessadas”.

o vereador diz que teve uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro e que ele se comprometeu a dar urgência ao caso.

“Ele me assegurou que vai tentar abrir a concorrência já em janeiro”.

Avanços no processo

Na sexta-feira (27), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a alteração de duas legislações vigentes – Lei nº 2.539/1985 e da Lei nº 5.296/2010 – , dando condições para a prefeitura construir tanto um cemitério como um crematório no CPA, uma das regiões mais populosas do município.

O espaço, que segundo o vereador também depende da definição da empresa vencedora da concorrência, ainda terá uma sala de recepção, duas salas para realização de velórios, uma espaço de estar entre as salas de velório, dois banheiros e estacionamento.

“Essa é uma luta antiga, que irá dar mais agilidade aos serviços, principalmente aos moradores da Grande CPA, que precisam se locomover para regiões distantes, muitas vezes com dificuldades, para poder velar e sepultar um parente ou um ente querido em um momento de dor. Além disso, oferece mais um espaço para a população”, pontuou Juca do Guaraná Filho.

Cemitérios de Cuiabá

Hoje Cuiabá tem 12 cemitérios. Na área urbana estão: São Gonçalo, Despraiado e Pascoal Ramos, Piedade, Porto e Coxipó da Ponte. Os três primeiros são geridos pela prefeitura e os três últimos pela Empesa Cuiabana Administradora de Cemitérios.

Na área rural estão:Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu. Todos administrados pela prefeitura.

Vale lembrar que os cemitérios da Piedade, Porto e Coxipó da Ponte não têm mais vagas e apenas as famílias que já possuem jazido podem utilizá-lo.

O Livre publicou uma matéria sobre o assunto em setembro deste ano. Na ocasião, foi constado que a distância do CPA 1 para qualquer um dos cemitério da cidade é entre 8 km e 15,6 km.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. CPA já possui o maior centro velatório de bairro do Brasil, falar que precisa de mais capelas é puro desconhecimento. Quanto ao cemitério , esse sai daqui 20 anos, pois o crematório demorou 10 anos para conseguir a licença.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorÚltimo episódio da 1ª temporada de The Mandalorian alcança 100% de aprovação
Próximo artigoCrise nas Infinitas Terras tem mais aparições surpresas nas partes finais