DestaquesInternacional

Caso judicial nos EUA pode derrubar direito ao aborto no país

Foto de Luiz Felipe Costa
Luiz Felipe Costa

Os juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos darão início a partir de 1º de dezembro à decisão de um caso judicial pretensiosamente histórico envolvendo o direito ao aborto: o de Dobbs contra Jackson Women’s Health Organization (Organização de Saúde das Mulheres de Jackson). As informações são do site Aleteia.

Isso pode gerar três resultados:

  • derrubar a famosa decisão Roe contra Wade, de 1973, que legalizou o aborto, além da Planned Parenthood contra Casey, de 1992, que confirma a Roe;
  • permitir que os Estados imponham suas próprias restrições significativas ao aborto, embora sem reverter totalmente os casos já mencionados; ou
  • permitir que o aborto continue liberado, realçando os casos anteriores.

Espera-se que três dos nove juízes votem a favor do direito ao aborto, enquanto outros três votariam contra. A decisão pode sair em cerca de seis meses.

Dobbs contra Jackson Women’s Health Organization

O caso começou quando tribunais inferiores declararam que uma lei do Mississippi de 2018 seria uma violação da Roe contra Wade. Essa decisão proíbe abortos após a 15ª semana de gravidez, exceto em casos de emergência médica ou anomalia fetal grave.

Em meio às tensões da “lei do batimento cardíaco” do Texas, discutida no tribunal em 1º de novembro, os argumentos pró-vida surgiram em massa nas redes sociais contrapondo aqueles dos que defendem a morte provocada de bebês ainda no ventre de suas mães – chamando esse ato de “direito das mulheres”.

De acordo com a Aleteia, o presidente americano Joe Biden, autointitulado católico, chamou a lei do Texas de “ataque sem precedentes” ao aborto. Ser favorável ao direito de matar nascituros é totalmente contra a Doutrina da Igreja Católica.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM e Polícia Civil prendem homem com armas e investigam vídeo de sucuri morta em MT

Investigado foi flagrado com carabina, espingarda e 130 munições em fazenda de Canarana; imagens mostram cobra exibida em maquinário
A Propósito

Um sensível e belo documentário mato-grossense chega às telas

História revela capítulo duro da história de Mato Grosso sem perder a delicadeza
A PropósitoEleições 2026

Pedro Taques tá em todas…

De olho no Senado, Taques investe em agendas fora do palanque
copa 2026
Esportes

Como o novo formato da Copa 2026 muda as apostas

29 de abril de 2026 08:06