Colunas & Blogs

Carta aberta à ciência brasileira

Será que o Brasil e a ciência brasileira perderão a chance de ser protagonistas no mundo?

1 minuto de leitura
Carta aberta à ciência brasileira

Por Rogério Panhoca

De repente a cloroquina, grande representante das 4-aminoquinolinas, amplamente utilizada e comercializada no tratamento de doenças parasitárias e reumatológicas,  desenvolvida durante a segunda grande guerra para tratamento da malária, e principalmente seu derivado, a hidroxicloroquina, passaram a ser vistos como terríveis moléculas cardiotóxicas,  hepatotóxicas, causadores  implacáveis  de cegueira e surdez, um verdadeiro risco à saúde publica, risco maior que a própria covid19?

Será que o Brasil e a ciência brasileira perderão a chance de ser protagonistas no mundo? Inovando com politicas públicas voltadas ao enfrentamento da covid 19 no estágio 1 (inicial) da doença e não somente na construção de leitos, respiradores hospitais , UTIs e isolamentos horizontais com consequências econômicas imprevisíveis.

Será que essa síndrome de Bordeline tupiniquim nos fará dar mais crédito num anticorpo monoclonal caríssimo (Tocilizumab), ao antiviral (Atasanavir , Remdesivir) ou ao antiparasitário (nitaxozamida), entre outros medicamentos parcamente testados, ao invés da barata, histórica, largamente utilizada e compreendida hidroxicloroquina???

Precisamos, sim, assumir esse papel de protagonismo no mundo e na ciência; precisamos assegurar segurança jurídica indubitável ao médico prescritor, capacitar os paramédicos a ajudar na identificação rápida do covid 19 nos seus primeiros dias de sintomas.

Vamos deixar de ser o reboque para ser a locomotiva mundial no combate a pandemia da Covid 19.

E tem que ser logo!!!!

Isso é o que eu penso hoje!

………………………………………….

Rogério Panhoca (CRM 61547) é médico otorrinolaringologista e OHB

Colaborador do grupo Docentes Pela Liberdade

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes