14 de abril de 2026 15:51
CidadesCuiabáDestaquesMato GrossoPersonagens

Câmara de Cuiabá se nega a afastar Marcos Paccola do cargo

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Cuiabá indeferiu o pedido de afastamento imediato do vereador Marcos Paccola (Republicanos), indiciado pelo assassinato do agente socioeducativo Alexandre Myagwa.

O relatório, que inclui o inquérito policial no qual Paccola está indiciado por homicídio qualificado, foi lido na sessão desta terça-feira (2) e aprovado por 21 votos contra 1.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CCJ, o vereador Chico 2000 disse no parecer que o regimento interno e a lei orgânica do município não prevêm uma decisão direta sobre o assunto.

O pedido de afastamento imediato faz parte do processo protocolado pela vereadora Edna Sampaio (PT), que também pede a cassação do vereador.

Chico 2000 citou em seu parecer artigos da lei orgânica, do regimento interno e da Constituição Federal. Eles tratam dos atos do presidente da Câmara de Vereadores e da prerrogativa do plenário de afastamento temporário, antes da conclusão do processo político.

O caso envolvendo Marcos Paccola teria circunstâncias novas, sem regulamentação nas leis brasileiras.

“Nenhuma norma regimental, estadual e federal tem regra para o afastamento imediato neste caso, portanto temos que manter os limites da Constituição Federal de direito ao contraditório e ampla defesa”, disse.

Além da falta de legislação, o presidente do CCJ diz que deve ser levado em consideração o histórico do vereador acusado que poderia reforçar ou não uma decisão nova.
Esse parecer não anula o processo que pede a cassação.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Política

Fávaro afirma que redução de escala “não é factível para todos”

Ex-ministro de Lula afirmou que mudança precisa ser avaliada para impedir colapso financeiro de pequenos empresários
Política

Mourão diz que Flávio Bolsonaro tem perfil mais contemporizador na política

Vice de Bolsonaro afirmou que personalidade do colega senador seria mais adequado para a campanha eleitoral
Justiça

Integração entre Poderes define estratégias para ampliação de vagas e novas unidades prisionais em MT

Sejus, Ministério Público e Tribunal de Justiça discutem a criação da primeira unidade da PAC; Governo do Estado já disponibilizou área para o início das obras
A Propósito

“Flávio é mais moderado que o pai”, diz Mourão em Cuiabá

Ex-vice vê espaço para renovação no campo conservador