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Aprendizagem de alunos está estagnada em MT, aponta Ideb

Séries iniciais que apresentaram evolução por 12 anos, tiveram média menor em 2019 e o ensino médio tem evolução bem distante da saudável

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Aprendizagem de alunos está estagnada em MT, aponta Ideb

A aprendizagem dos alunos em Mato Grosso não teve evolução desde 2017 e se manteve abaixo da meta do nível regular. A defasagem é mais acentuada nas séries finais do ensino médio do que no início da vida escolar. 

A evolução da aprendizagem é medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atualizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os dados de 2019 foram divulgados nesta terça-feira (15). Mato Grosso ficou com a nota média de 3,6, valor que cresceu apenas 0,1 na comparação com a pesquisa anterior, de 2017. 

O atraso fica mais alarmante se for comparado à meta do estudo. Mato Grosso deveria ter apresentado as médias de 4,4 em 2017 e 4,9 em 2019, ou seja, já há um acumulo de defasagem. 

Ensino fundamental 

Indep detalha o desenvolvimento na aprendizagem conforme as séries. Do quinto ao nono ano, Mato Grosso apresentou evolução constante de 2005 – ano de criação da pesquisa – a 2017, período em que o indicador de rendimento passou de 0,73 para 0,96. No entanto, no ano passado houve queda desse valor para 0,93. 

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A queda foi puxada principalmente pelo baixo rendimento dos alunos entre o sexto e o nono ano. Em todas essas séries, houve índice menor em 2019 na comparação com 2017. 

A diferença entre alunos da rede privada e da rede pública é larga. A nota média entre aqueles que frequentam escolas pagas foi de 7,13, já para os alunos das escolas públicas a média foi de 5,86. E entre apenas aqueles da rede estadual, a média é pouco mais baixa, 5,76. 

Ensino médio 

Já o ensino médio apresentava números bem abaixo. Desde o início da pesquisa, a evolução tem sido lenta. Começou com a média de 3,1 e chegou a 2019 com 3,6. 

Durante esses 14 anos, o desenvolvimento avançou e recuou. Apresentou, no ano passado, o melhor resultado e ficou com média 3 em 2015. E, até o momento, se manteve distante da meta do Idep. Hoje, deveria apresentar a média 4,7. 

Na rede estadual, a melhor média ficou em 3,4. Na rede privada, a série histórica começou em 5,3 atingiu 6,1 em 2019, ficando próximo da meta do Ideb de média 6.

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